Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

22/06/2016

SETI defende ampliação de estruturas de inovação posssui-foto

Coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI, Evandro Razzoto, foi recebido pelo diretor da Aintec, Edson Miura

O Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná (SETI), Evandro Razzoto, visitou na tarde desta quarta-feira (22) a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL. Ele conheceu de perto as empresas incubadas, bem como a estrutura completa da unidade, que conta com a incubadora, o Escritório de Marcas e Patentes e de Transferência de Tecnologia. O secretário foi recebido pelo diretor da Aintec, Edson Miura, acompanhado dos demais diretores.

O coordenador adiantou que o governador Beto Richa deverá assinar nas próximas semanas um decreto que vai mudar o modelo de Inovação Tecnológica no estado, seguindo o modelo adotado no estado de São Paulo, onde as unidades são mantidas com parcelas de recursos, definidas a partir da arrecadação do ICMS. O percentual ainda não está definido.

Razzoto explicou que esta mudança possibilitará injetar recursos na inovação, ampliando investimentos e atraindo empresas e investidores. Hoje, o Paraná possuí seis núcleos, em todas as regiões. O coordenador da SETI explicou que está percorrendo todas as Instituições Estaduais de Ensino, com o objetivo de visitar individualmente as Agências ou Núcleos de Inovação Tecnológicas (NIT). A ideia é observar o trabalho, com vistas à expansão e integração da atividade em todo o estado.

No mês passado foi lançado o Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos que tem o objetivo de viabilizar estruturas com vocação para o desenvolvimento e transferência de tecnologia, além da atração de empresas com alto valor agregado.

Durante encontro com a reitora, Evandro Razzoto falou da aproximação do setor produtivo com a Universidade

Reitoria - Evandro Razzoto esteve na manhã desta quarta-feira com a reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, e pró-reitores da Universidade. Durante encontro com a reitora, o secretário da SETI falou da aproximação do setor produtivo com a Universidade, como forma de integrar e valorizar as pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia, com aplicação direta nas empresas.

Segundo ele, este é um retorno muito positivo para as empresas, já que o resultado é a captação de recursos humanos com alto nível de capacitação, sendo que as Universidades vão formar futuros profissionais que terão o contato com o mercado.

O coordenador da SETI comentou ainda a importância da realização da Feira das Profissões da UEL, que ocorreu ontem terça-feira (21). Para ele, a iniciativa aproxima os jovens da Universidade. "Os jovens precisam sonhar com a Universidade. Eles precisam acreditar que um dia estarão aqui", completou.

A reitora da UEL, Berenice Jordão, destacou o papel da UEL no acesso ao ensino superior, ressaltando o pioneirismo da Universidade na adoção do sistema de cotas.

Fórum - Nesta quinta-feira (23), Razzoto participa do I Fórum de Internacionalização da UEL, organizado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que será realizado na Sala de Eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).