Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

21/06/2016

Alunos do ensino médio movimentam o Campus posssui-foto

Mais de 12 mil alunos são recebidos nos oito Centros de Estudos da Universidade

O Campus Universitário recebe nesta terça-feira (21) mais de 12 mil alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Londrina e região. Eles participam da 5ª edição da Feira das Profissões: Conhecendo a UEL que é realizada nos três períodos (manhã, tarde e noite). A Feira visa apresentação dos 54 cursos de graduação da Universidade, e ao mesmo tempo auxiliar os jovens na escolha da profissão.

Monitores espalhados ao longo do Calçadão orientam os visitantes

Este ano as visitas são realizadas diretamente nos oito Centros de Estudos que ficam no Campus. Monitores espalhados ao longo do Calçadão orientam os visitantes. Para melhor distribuir os estudantes, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) organizou roteiros de visitas. Pela manhã serão cerca de 7 mil estudantes. À tarde serão outros 3 mil e à noite aproximadamente 2 mil visitantes. No site da Pró-reitoria de Graduação uel.br/prograd, os visitantes compartilham em tempo real os momentos do "tour" pelo Campus. A curiosidade é o que motiva os jovens durante as visitas aos Centros de Estudos, onde alunos de graduação expõem a grade curricular e áreas de atuação profissional de cada curso.

A estudante do Colégio Machado de Assis Malena Martins, 17 anos, disse que, sem dúvida, a visita à Feira das Profissões ajuda na escolha da profissão. "Gostei muito das apresentações e relatos de experiências de alunos que já frequentam os cursos. Já ajudou a esclarecer algumas dúvidas", contou. A jovem ainda está em dúvida em três cursos Psicologia, Medicina Veterinária e Medicina.

Muitos alunos visitam o Campus Universitário pela primeira vez. É o caso do estudante do Colégio Estadual Benjamin Constant Pedro Avelino Santos, 16 anos. Ele já se decidiu pelo curso de Direito, mas mesmo assim não perdeu a oportunidade de percorrer vários Centros de Estudos para conhecer de perto outros cursos. "Também tenho interesses por outras áreas", argumentou.

Pedro Avelino Santos, 16 anos, já escolheu o Direito como opção de curso

A jovem Carine Cristina Silva visita o campus pela primeira vez

Também na UEL pela primeira vez, a estudante do Colégio Celina Moraes de Oliveira, Carine Cristina Silva, 16 anos, 3º ano, contou o que mais chamou atenção durante a visita pela Feira. "O curso de Arquitetura e Urbanismo mostrou várias maquetes. Achei interessante", declarou. Mas a jovem já escolheu a área de preferência, é o curso de Administração.

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, considerou que a Feira das Profissões é uma oportunidade única, que aproxima estudantes de Londrina e região da Universidade. "É um evento extremamente positivo que possibilita aos alunos colocar o pé na UEL, para fazer a melhor escolha profissional possível", disse a reitora. Ela acrescenta que a visita orientada visa ainda aproximar o jovem oriundo do Ensino Médio do ambiente universitário. Segundo ela, os cursos oferecem diferentes ambientes ligados ao ensino, pesquisa, e extensão.

Na avaliação da pró-reitora de graduação, Ângela de Souza Lima, a descentralização da Feira nos Centros de Estudos leva os alunos a percorrer o Campus Universitário. O resultado é a maior interação com a comunidade universitária. "Eles têm à disposição uma série de atividades que foram planejadas pelos Colegiados, pelos graduandos e professores", mencionou a pró-reitora. Ainda segundo a pró-reitora de graduação, mais de 60 ex-alunos (egressos) da UEL também atuam na Feira, dando orientações aos visitantes sobre diferentes profissões, além dos relatos das respectivas experiências no mercado de trabalho. "O ponto forte da Feira é unir numa única missão alunos do Ensino Médio, graduandos e egressos", declarou.

A comissão organizadora da Feira das Profissões é composta por integrantes de projetos e programas da Universidade - PET, PIBID, PROPE, LENPES, LEAFRO, além das unidades: COM, Prograd, NEAB, Curso Especial Pré-Vestibular, Proex, Proplan, COPs, PCU e NAC. Também foram formadas comissões nos Centros de Estudos, compostas por servidores e alunos.

O planejamento da Feira contou ainda com o apoio do Programa de Formação Complementar: evento como estratégia para solidificação do curso e do profissional de Relações Públicas, sob coordenação da professora Zilda Andrade, diretora do CECA.

Mais informações no site uel.br/prograd.