Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
27/05/2016  

Escritório da Aintec oferece transferência de tecnologia posssui-foto

Agência UEL

Interação universidade-empresa é fundamental para a inserção de tecnologias no mercado

O Escritório de Transferência de Tecnologia iniciou suas atividades em 2008, como um dos braços da Agência de Inovação e Tecnologia (Aintec), da UEL, e tem "o objetivo de levar o conhecimento desenvolvido dentro da universidade para o mercado, para o âmbito das empresas", como explica Isabela Guedes, coordenadora do escritório.

O objetivo é cumprido através da oferta de quatro procedimentos. Um deles é a cooperação tecnológica, pela qual uma empresa interessada se une a um professor ou laboratório da Universidade para desenvolver uma nova tecnologia ou projeto. Outra possibilidade é a transferência e licenciamento de tecnologia, quando ativos tecnológicos ou científicos são de propriedade ou copropriedade da UEL e uma empresa tem interesse em utilizá-los. Neste caso, um contrato de transferência de tecnologia é estabelecido entre as partes, licenciando ou cedendo o direito de uso ou exploração econômica destes ativos por um determinado período.

O terceiro procedimento é cessão plena de tecnologia, pelo qual a empresa compra uma tecnologia da Universidade; o quarto é a prestação de serviços. Para isso, o escritório conta com um Banco de Consultores e Prestadores de Serviço, formado por servidores da universidade (docentes e técnicos), por empresas incubadas na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel), por Empresas Juniores da UEL e por empresas de Base Tecnológica associadas à Aintec, que atendem a demanda de serviços tecnológicos da comunidade externa. Se houver interesse, é feito um contrato para a prestação de determinados serviços.

A prestação de serviços tem sido o procedimento com maior demanda desde o início do escritório, principalmente com trabalhos de análises laboratoriais e desenvolvimento de softwares. A intermediação do escritório é fundamental, já que a Universidade não poderia prestar diretamente esses serviços. "A Aintec tem um programa de atendimento à sociedade com a Fundação de Apoio à Universidade Estadual de Londrinae por meio desse programa de atendimento a gente consegue prestar serviço, porque aí a FAUEL faz o gerenciamento financeiro, que a universidade sozinha não poderia fazer", esclarece Isabela.

A partir de uma demanda, o escritório entra em contato com o laboratório solicitado para conferir se ele pode prestar o atendimento. Depois disso, a checagem de dados, a montagem de orçamento e toda a parte burocrática também é realizada pelo escritório.

Mercado - O diretor da Aintec, Edson Miura, destaca a importância dessa dinâmica envolvendo a academia e o mercado. "Consideramos que essa interação universidade-empresa é fundamental para a inserção de tecnologias no mercado que podem proporcionar a inovação na base industrial, tornando as empresas mais competitivas e elevando o potencial dos negócios", comenta.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br