Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
24/05/2016  

UEL NA MÍDIA (24-5-2016 - Terça-feira)

Agência UEL

www.folhadelondrina.com.br

Empoderamento estético

Sesc Cadeião Cultural promove exibição de documentário produzido com o objetivo de valorizar a identidade de jovens com o uso natural de cabelos crespos

Romper padrões estéticos já estabelecidos e promover a aceitação e valorização do cabelo crespo ou cacheado. Esta é a temática do documentário "Desconstruindo - Qual casulo te prende?", que será exibido hoje, às 19h30, no Sesc Cadeião Cultural, dentro do projeto Café com o Quê?. O evento contará ainda com um bate-papo com Anna Paula Prado, idealizadora da produção audiovisual.

"Desconstruindo - Qual casulo te prende?" traz depoimentos de sete jovens que passaram por experiências similares. "Desde criança, a maioria das meninas com cabelo crespo ou cacheado são incentivadas a alisá-lo para se enquadrar em um padrão já preestabelecido pela sociedade. O objetivo do documentário é incentivar outras jovens a passar por esse processo de transformação que vai muito além de uma simples questão estética", salienta Anna Paula.

Segundo ela, a melhora de autoestima é um dos principais benefícios percebidos após a mudança no cabelo. "Ao assumir suas raízes e vencer preconceitos as jovens acabam se sentindo mais livres e motivadas. Trata-se de desconstrução de uma imagem para a construção de outra muito maior e mais forte. Por isso o documentário tem esse nome", afirma.

Anna relata que a ideia de criar o projeto surgiu após ela mesma passar por dificuldades em relação ao seu cabelo. "Eu fazia alisamento desde a adolescência. Quando entrei na faculdade, percebi que havia algumas meninas com cabelo crespo assumido que tinham uma postura muito bacana. Admirava o visual delas, mas achava que não teria coragem de fazer o mesmo. Conversando com outras colegas percebi que várias delas tinham os meios receios que eu. Com o incentivo de quem já havia superado esses medos, resolvei me assumir e incentivar outras meninas a fazerem o mesmo. Daí veio a ideia de fazer o documentário", explica a estudante que cursa Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina.

A universitária conta que aproveitou sua experiência de quatro anos trabalhando com fotografia para assumir a produção do vídeo. "Colhi todos os depoimentos no ano passado e contei com a ajuda de meu amigo Artêmio Cassol Neto para fazer a edição e do professor Luciano Pascoal, que me ajudou a elaborar o conceito do documentário e fez o teaser de divulgação", esclarece Anna.

O evento no Sesc Caldeirão Cultural marca a terceira exibição do documentário que conta com 37 minutos de duração. "Desde janeiro, quando foi concluído, promovemos exibições na UEL e na Vila Cultural Kinoart. Nossa intenção é continuar promovendo exibições do vídeo em escolas e projetos sociais da cidade na tentativa de ajudar a mudar a visão das crianças em relação ao cabelo crespo", diz a idealizadora do documentário.

Durante o bate-papo com o público do projeto "Café com o Quê?" Anna pretende falar sobre o processo de produção do vídeo e dos relatos de que tem recebido pela internet de pessoas que já o assistiram. "O documentário foi postado no Youtube e criamos uma página no Facebook para que o público possa dar suas opiniões sobre a iniciativa. O feedback tem sido bastante positivo. Acho que conseguimos chegar ao nosso objetivo", ressalta.

Serviço:

Café com o Quê? - "Desconstruindo - Qual casulo te prende?"

Quando - Hoje, às 19h30

Onde - Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)

Quanto - Gratuito

Empoderamento estético

Marcos Roman - Reportagem Local

Arte na primeira infância

Criada com o objetivo de incentivar o convívio familiar e despertar a sensibilidade estética de crianças desde a primeira infância, a "Engatinhando ? Mostra de Arte desde Bebê" chega à quinta edição na cidade. Peças de teatro, show musical, oficina de poesia para pais e educadores e brincadeiras sensoriais fazem parte da programação do evento que conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A mostra foi aberta com a "Vivência de Pano", uma brincadeira sensorial que possibilita um espaço de faz de conta e experimentação, ressaltando assim, a importância da vivência corporal, nos quais todos os sentidos são estimulados, ampliando as relações da criança com o espaço, com outras pessoas e consigo mesma.

Um dos grandes destaques do evento, o espetáculo Bailarina, do Grupo Sobrevento (de São Paulo), será encenado amanhã, às 10h30 e 16 horas, na Casa de Cultura da UEL ? Divisão Artes Cênicas. Bailarina é um espetáculo íntimo e delicado. A comunicação com o público se dá pelo uso de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações, que, na comunicação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior.

Outra grande atração da mostra o espetáculo "Café Frágil", da Companhia hispano-brasileira La Casa Incierta, será apresentado amanhã, às 16 horas, e quinta-feira, às 10h30, na Casa de Cultura da UEL ? Divisão de Artes Cênicas. A peça parte da poesia do momento delicado do café da manhã como expressão cultural, mitológica, filosófica e antropológica.

Londrina participa de desafio global

Objetivo é pensar soluções para problemas que afetam a vida do cidadão

Na semana que vem, 48 representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Senai, Sebrae, Sercomtel e Prefeitura de Londrina irão se reunir durante 48 horas para pensar soluções para problemas que afetam a vida do cidadão. Pela primeira vez, Londrina participa do Global GovJam, evento que acontece simultaneamente em várias partes do mundo desde 2012 e que estimula a vencer desafios de forma criativa.

Na noite de 31 de maio, o tema secreto será lançado e todas as cidades participantes terão os dias 1 e 2 de junho para pensar novas ideias, compartilhar informações, propor soluções e apresentar seus projetos, por meio de uma abordagem denominada Design Thinking.

Ontem, o prefeito interino Guto Bellusci apresentou a ideia a representantes das instituições que irão participar do GovJam. "O tema é o mesmo para todos e pode ser bem abstrato. No ano passado, por exemplo, o tema era uma tela escura e um barulho de uma pedra caindo na água. Cada um interpretou de uma maneira e apresentou projetos em diversas áreas. Teve gente que usou o tema para trabalhar o problema da escassez de água", comentou Bellusci. "A ideia é que os órgãos públicos utilizem esses processos para resolver os problemas das cidades. Espero que seja uma experiência inspiradora e que possa usar esse processo para resolver problemas reais de Londrina." Segundo ele, o município é o único do interior do Brasil a participar do desafio.

Em Londrina, serão formadas seis equipes com oito componentes cada uma. Da UEL, serão 24 participantes entre alunos e professores dos cursos de Design Gráfico, Design de Moda, Ciência da Computação, Engenharia Civil e Arquitetura. As outras 24 pessoas serão representantes do Senai, Sebrae, Sercomtel, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O objetivo de criar equipes multidisciplinares é estimular a troca de informações e de conhecimento.

"É desafiador unir os interesses de várias entidades. Não sabemos a aplicação que os projetos desenvolvidos durante o GovJam terão, mas esperamos ideias criativas que possam ser aplicadas pela prefeitura. É uma oportunidade de trocarmos informações com o mundo", disse a professora de Design Gráfico da UEL, Rosane Martins. "Cada equipe desenvolve seus projetos a partir do seu cotidiano, do seu repertório. Vai ser divertido e muito rico."

A Prefeitura de Londrina irá criar uma página no Facebook por meio da qual os londrinenses poderão acompanhar os projetos desenvolvidos durante o evento. Na página do Global GovJam na internet (www.govjam.org) também é possível conhecer alguns dos projetos desenvolvidos ao redor do mundo nas edições anteriores do desafio.

Londrina participa de desafio global

Simoni Saris - Reportagem Local

Ações de Temer têm várias semelhanças com Dilma

Apesar da desconstrução do legado do governo Dilma Rousseff pelo presidente interino Michel Temer (PMDB) e os seus ministros, a nova administração mostra em seu início mais semelhanças do que diferenças com a gestão da petista. Além da composição dos ministérios, com nomes conhecidos nos dois governos, a escolha de líderes investigados para a articulação política com o Congresso e a reunião com sindicalistas logo no início da gestão marcam semelhanças.

Dilma escolheu, no início do primeiro mandato em 2011, como chefe da Casa Civil, o ex-ministro Antonio Palocci, para ser o seu principal articulador entre os partidos que sustentavam o governo. Porém, ele deixou o cargo depois de apenas seis meses, envolvido em denúncias de enriquecimento ilícito. De acordo com o professor de Ética e Filosofia Política da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Clodomiro Bannwart, "isso fragilizou seu diálogo com o sistema político e, sobretudo, com uma base inflacionada de interesses regionalizados".

Os substitutos, todos do PT, Gleisi Hoffmann, Ideli Salvatti, Mirian Belchior e Aloisio Mercadante, não foram bem na relação com o Congresso. Naquele início do mandato, Dilma demitiu sete ministros citados em investigações por supostos atos de corrupção.

Agora, na gestão Temer, o principais representantes do governo junto ao parlamento são Romero Jucá (PMDB), no Planejamento, cujos sigilos fiscal e bancário foram quebrados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento na Operação Lava Jato, e o deputado federal André Moura (PSC), como líder do governo, que responde a três inquéritos no STF.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br