Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

23/05/2016

Alunos participam da maratona mundial Global GovJam posssui-foto

A Universidade vai participar do desafio com 24 professores e estudantes de cinco cursos de graduação

A prefeitura de Londrina lançou nesta segunda-feira (23) o Global GovJam, maratona internacional que será realizada nos dias 31, 1º e 2 de junho, no Senai (Rua Belém, 844), reunindo pesquisadores e agentes públicos em torno de problemas que afetam a vida do cidadão. Alunos de cinco cursos de graduação vão participar do desafio internacional.

O objetivo é desenvolver ações que possam colaborar com soluções de problemas comuns registrados nos grandes centros urbanos. A Universidade vai participar do desafio com 24 professores e estudantes dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Arte (CECA), Ciência da Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE), Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). A maratona contará ao todo com 48 participantes, divididos em seis equipes.

No Brasil, além de Londrina, estão confirmadas as participações de Curitiba, Florianópolis, São José dos Campos, Recife e São Paulo. A proposta da maratona é envolver estudantes e governantes em torno da prestação de serviços, com foco na sustentabilidade e nas necessidades do cidadão. Além da Universidade, estarão envolvidos no Global GovJam a Prefeitura de Londrina, por meio da Sercomtel, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Consultores do Sebrae também deverão participar das atividades.

Para o prefeito em exercício, Guto Bellusci, a expectativa é chamar a atenção da sociedade para novos processos de solução, e suprir as necessidades do município, como base nos conceitos de Design Thinking (DT), que propõe uma abordagem inovadora para planejar e abordar problemas. O DT preconiza etapas para encaminhar e solucionar os problemas a partir da descoberta, interpretação, ideia, experimentação e evolução. "É um novo processo para criar novos serviços e para melhorar os já existentes", definiu o prefeito em exercício.

Segundo a professora Rosane Martins, do Departamento de Design, do CECA da UEL, os organizadores da maratona deverão apresentar, via Internet, o tema para o desenvolvimento dos trabalhos, na noite do dia 31. De acordo com a professora, o tema sempre é aberto, sendo que a riqueza da maratona está no desenvolvimento dos trabalhos, que devem apresentar soluções para os cidadãos. No ano passado o tema foi Tesouro Oculto. As equipes deverão correr contra o tempo para apresentar o resultado final até o dia 2 de junho. Os trabalhos poderão ser apresentados em forma de documento, power point ou um projeto-piloto.

Mais informações no endereço http://www.govjam.org/.