Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

23/05/2016

A trajetória do futebol londrinense

A exposição "Do Quebra Canela ao Tubarão - memórias do futebol londrinense" ficará aberta até agosto

"Do Quebra Canela ao Tubarão - memórias do futebol londrinense" é a Exposição inédita que será aberta nesta terça-feira (24), às 18 horas, no Museu Histórico de Londrina/UEL. A exposição é composta por 65 imagens, objetos e documentos que irão ocupar as três salas de Mostra Temporária do Museu Histórico. A exposição ficará aberta até agosto.

A Sala 1 mostra os primórdios do futebol na cidade, essencialmente amador, com fotos que registram times e jogos do período de 1930 a 1950. Objetos remetem aos tempos do rádio e da imprensa escrita, além de chuteiras, faixas de campeão e medalhas.

Já a Sala 2 traz as modalidades do futebol suíço e do futebol de salão. As duas modalidades tiveram destaque através dos clubes sociais da cidade e dos Jogos Abertos do Paraná. São objetos que tratam do Iate Clube, grande destaque do futebol suíço, taça dos Jogos Abertos do Paraná e do futsal estarão à disposição dos visitantes. Além de fotos dos anos 60 a 80.

Na Sala 3, serão expostas fotos do futebol amador das décadas de 1960 a 1980 com o Londrina Esporte Clube. Este último tem destaque, como carteirinhas de grandes ídolos, uniformes, bolas, fotos dos grandes momentos e os principais troféus. O Londrina Esporte Clube comemora 60 anos em 2016, portanto, a exposição está dentro do contexto de comemorações do aniversário, inclusive com registro desde os anos 1960 até o último título conquistado pelo LEC, em 2014.

Exposição - A exposição nasceu da iniciativa do boleiro das "antigas", Miguel Atônio Ramos, um grande colecionador de fotos de times amadores em Londrina. Ele é dono de um acervo de mais de 450 fotos, quase todas identificadas com os nomes dos jogadores e dos respectivos anos. Miguel Ramos também é o idealizador do tradicional Encontro Anual dos Boleiros de Londrina, que teve início em 1996, após falecimento do boleiro Zé Ferreira. Miguel teve a ideia de realizar uma reunião de antigos boleiros, ainda em vida, já que percebeu que os antigos amigos de futebol se encontravam "apenas" para ocasiões fúnebres. Por esta razão, Zé Ferreira também é homenageado nesta exposição.

Segundo organizadores da Exposição, a concepção museográfica que norteou a exposição está baseada em recentes pesquisas históricas, ainda que tímidas, mas que são o "ponta pé" para futuros trabalhos com uma perspectiva ampliada sobre as práticas futebolísticas na cidade de Londrina, devido à escassez de pesquisas referenciais quanto ao assunto na região.

Por outro lado, os registros nos mostram uma grande riqueza de times e competições já nos primórdios da cidade. Comércios, colégios, fábricas e instituições religiosas tão logo se estabeleceram, já criaram suas equipes. O futebol amador teve seu grande momento a partir dos anos 40, com a criação da Liga Regional de Futebol de Londrina, mas não deixou de existir e ocupar seu espaço, até os dias atuais. Outras modalidades entraram em cena, e também conquistaram o coração dos londrinenses, como o futebol de salão e o futebol suíço, movimentando os grandes clubes da cidade e um público fiel.

Nos anos 50 começa uma nova fase com a chegada do Londrina Esporte Clube (LEC). Na época o futebol profissional se estabelece de modo perene. Esta novidade significou a possibilidade de uma representação em nível Estadual, e mesmo Nacional. O clube chegou ao seu auge em fins dos anos 70, causando grande êxtase na população. Porém, as primeiras conquistas já ocorreram nos primeiros tempos de atividade profissional.

60 anos - Este ano, o LEC comemora 60 anos em grande estilo, com um Museu a ser inaugurado para marcar a data. Portanto, a com exposição "Do Quebra Canela ao Tubarão - memórias do futebol londrinense", o clube reforça o compromisso com o resgate e a preservação da própria memória, tão rica e cheia de significados, que por muitas vezes se confunde com a história da cidade.

Serviço - O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 - Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641.