Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
18/05/2016  

Professora ganha prêmio em Universidade dos EUA posssui-foto

Agência UEL

Professora Renata Gonçalves Curty pertence ao Departamento de Ciência da Informação, do CECA

A Professora Renata Gonçalves Curty, do Departamento de Ciência da Informação, do CECA, recebeu este mês prêmio de melhor tese (Doctoral Dissertation Award 2015-2016) pela Syracuse University, tradicional instituição de ensino, localizada no estado de Nova Iorque, EUA. O trabalho da professora se destacou pela magnitude do tema, uma vez que ela levantou observações sobre o comportamento de pesquisadores norte-americanos sobre o reúso de dados científicos.

A professora foi bolsista pelo convênio Fulbright/CAPES durante seu doutoramento em Information Science & Technology pela School of Information Studies, da Syracuse University. Renata explicou que existe um movimento para que os dados acadêmicos sejam disponibilizados em arquivo bruto, desde que estas informações estejam depositadas em repositórios de acesso aberto. O objetivo é evitar duplicidade de trabalhos científicos, garantindo transparência e trazendo racionalidade nos investimentos em ciência e tecnologia.

Em sua pesquisa Renata Curty realizou um estudo qualitativo entrevistando pesquisadores da área das Ciências Sociais. Inicialmente a pesquisadora identificou vinte e oito fatores, que foram agrupados em seis categorias, detalhando o comportamento sobre reuso de informações científicas. A partir daí, ela criou um modelo e testou com quatro mil pesquisadores norte-americanos, que demonstravam, dentre outros aspectos, barreiras para a utilização de dados científicos depositados nos repositórios.

Deste universo, cerca de mil pesquisadores retornaram. As respostas convalidaram a hipótese levantada no início do trabalho, que indicou elementos significativos, porém, benéficos para o reúso de dados. "Os pesquisadores desconfiavam que o reuso poderia desvalorizar o trabalho, mas um mesmo dado pode ter várias aplicações, desde que exista ética e transparência", opina Renata.

De volta ao Departamento de Ciências da Informação da UEL, a professora mantém a participação em um grupo de pesquisas nos Estados Unidos e já formalizou um projeto na área. Ela pretende desenvolver o que se chama publicação expandida, ou seja, utilizar arquivos multimídia em publicações científicas, com o objetivo de modernizar e melhorar a compreensão por parte do leitor. A proposta é utilizar como modelo a Revista Semina Ciências Agrárias, da UEL, publicada desde 1978. O projeto tem potencial de alcançar posteriormente outras publicações científicas.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br