Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

16/05/2016

Equipamento agiliza serviço da Farmácia do HU

A demanda atual do hospital é de 60 mil unidades de comprimidos por mês

A Divisão de Farmácia do Hospital Universitário (HU) comemora a locação de um equipamento que promete auxiliar a rotina do hospital. A máquina unitarizadora, como é conhecida, serve para fracionar os comprimidos nas doses a serem dispensadas ao paciente. O equipamento, há muito aguardado pelo setor, chegou ao hospital através de um contrato de locação firmado com o apoio da diretoria do HU. Caso o hospital optasse pela compra, o equipamento teria o valor aproximado de R$ 110 mil.

A demanda atual do hospital de 60 mil unidades de comprimidos por mês poderá ser suprida com rapidez já que a máquina tem capacidade de até 2,6 mil doses fracionadas por hora. O equipamento já funciona no hospital desde o dia 2 de maio. A segurança dos pacientes foi um dos fatores que mais pesou na locação do aparelho.

Segundo a chefe da Divisão de Farmácia, a farmacêutica Sirlei Zanluchi Donega, o novo sistema garante ao HU maior segurança na dispensa de medicamentos aos pacientes. Além de imprimir informações básicas como o nome do medicamento, fabricante, validade, lote e dosagem, será também possível indicar orientações adicionais sobre a administração, como a necessidade de tomar o remédio em jejum. A máquina também imprime as tarjas indicativas vermelha, amarela e preta, de acordo com a categoria do medicamento.

A medida segue as regras internacionais de segurança fixadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e reguladas pelo Ministério da Saúde. "A nossa intenção é agregar. A partir de agora teremos uma interação maior com a enfermagem, o que contribui para o nosso objetivo final que é um bom atendimento ao paciente", explica a farmacêutica.

A locação do aparelho ainda tem o potencial de otimizar os recursos humanos do hospital, importante aspecto frente ao problema de falta de profissionais pelo qual passa o HU. (Foto: COM/HU)