Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

20/05/2016

Dias 1 e 2 de junho no PDE-UEL

Será realizado nos dias 1 e 2 de junho, no Anfiteatro do PDE, no Campus Universitário, o evento "Conversando com Cientistas" que contará com a presença de pesquisadores de renome nacional. Eles pertencem aos principais centros de pesquisa do país, como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Interessados poderão se inscrever no endereço até 1º de junho no endereço www.uel.br/pos/genap/pages/eventos.

O evento é direcionado aos alunos de graduação e pós-graduação, iniciação científica, além de estudantes e professores do Ensino Médio.A ideia é disseminar entre os aluno do Ensino Médio o interesse pela Ciências, e pela carreira de pesquisador.

Entre os convidados está o professor José Antunes Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), que vai falar sobre o tema "O que faz um cientista?". O professor tem cerca de 250 artigos publicados em periódicos indexados e já orientou várias teses de doutorado e de mestrado.

Outro destaque é o químico formado pela Universidade de São Paulo em 1970, o professor Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da USP. O pesquisador, que tem como linha de pesquisa a nanotecnologia, vai debater o tema "Contribuições da ciência para a sociedade".

A professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa, do Instituto de Física, da UFRGS, que vai abordar o tema "Todos podem fazer Ciências?", será um exemplo para as alunas do Ensino Médio da participação das mulheres na Ciência. O objetivo é inclusive aumentar a participação delas no setor.

Também será realizada a mesa-redonda "Políticas para a formação científica na educação básica". A realização é dos programas de Pós-graduação em Química, Física, Fisiologia, Ensino de Ciências e Educação Matemática e Genética, e Biologia Molecular, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Centro de Ciências Exatas (CCE).