Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

02/05/2016

Fórum Estadual das Licenciaturas elabora carta manifesto

A 1ª edição do Fórum Estadual das Licenciaturas foi encerrada na última semana com uma série de atividades no CCH. O evento reuniu representantes de todas as universidades estaduais do Paraná - UEL, UEPG, UEM, Unicentro, UENP, Unioeste e Unespar. Entre outras resoluções, foi elaborada durante o Fórum uma Carta manifesto intitulada "Dia 29 de Abril: Não esqueceremos!" (veja abaixo o documento na íntegra).

O tema que marcou a 1ª edição do Fórum foi "Resolução CNE: nº02/2015: debates e encaminhamentos coletivos pela qualidade da formação inicial e continuada de professores no Paraná". O fórum contou com a participação de mais de 450 pessoas em dois dias de evento: estudantes, técnicos e docentes da UEL e das escolas estaduais e municipais de educação básica; docentes de instituições de ensino superior privadas do Paraná, pró reitorias de graduação; Proex da UEL, APP-SINDICATO.

Participaram da realização do evento a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD/UEL), o Fórum Permanente dos Pró-reitores de Graduação das Universidades Estaduais do Paraná (PROGRADES), o Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE/UEL), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UEL), o Fórum Permanente das Licenciaturas da UEL e o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR/UEL).

O fórum contou ainda com apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UEL); Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES/UEL); Programa Novos Talentos Ciências Humanas da UEL; Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante (PROPE/UEL); Núcleo de Acessibilidade (NAC/UEL); Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO); Comissão Universidade para os Índios (CUIA/UEL).

CCH e CECA - Na última quinta-feira (28) foi lançado o 1º Volume da Coleção Cadernos da Greve: Comissão de Ética, organizado pelas professoras do Departamento de Enfermagem (CCS), Elaine Alves e Maria Cristina Cescatto Bodroff. A greve de 2015 é o pano de fundo do texto produzido neste primeiro volume. É o relato da atuação da comissão que funcionou durante o movimento grevista na UEL.

O evento fez parte das atividades do Sindiprol/Aduel e Comando Docente para marcar um ano do confronto entre professores e policiais no dia 29/04, em Curitiba - Rememorando 29 de abril. Participaram do lançamento professores e alunos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e Centro de Ciências Humanas (CCH).

Já na sexta-feira (29), o pátio do Restaurante Universitário (RU) e os corredores do CCH receberam a exposição de fotos e charges, com imagens do confronto do dia 29 de abril de 2015, além de Show da banda Electric Hermano Trio. Também na sexta-feira foi realizada no período noturno a mesa redonda "Rememorando 29 de abril", que contou com a presença de professores do Departamento de Educação, do CECA. A atividade ocorreu no Anfiteatro Maior do CCH.

Confira a íntegra da Carta Manifesto dos organizadores do 1º Fórum Estadual das Licenciaturas:

DIA 29 DE ABRIL: NÃO ESQUECEREMOS!

NÃO ESQUECER O DIA 29 DE ABRIL DE 2015, é lembrar a comunidade paranaense que a luta pela educação pública de qualidade continua sendo o eixo central das reivindicações de todos os agentes da educação, dos professores em formação e em exercício;

NÃO ESQUECER O DIA 29 DE ABRIL, é não esquecer de todos aqueles que foram humilhados no Centro Cívico e na Praça Nossa Senhora de Salete, em Curitiba, lutando pelos direitos trabalhistas da categoria, pela melhoria das condições das escolas e das universidades públicas;

NÃO ESQUECER O DIA 29 DE ABRIL, é lembrar os deputados estaduais, o governador Beto Richa e a Assembleia Legislativa do Paraná que os professores continuarão reivindicando a preservação da Previdência Social da categoria, o piso salarial, o custeio das universidades estaduais, a contratação de técnicos e docentes para a Educação Básica e para o Ensino Superior e tantas outras demandas dos servidores que ainda não foram atendidas;

NÃO ESQUECER O DIA 29 DE ABRIL, é não esquecer a necessidade de valorização dos Cursos de Licenciatura, da relevância da formação continuada/permanente, e, sobretudo, da melhoria urgente das condições de trabalho dos profissionais da educação neste Estado;

NÃO ESQUECER O DIA 29 DE ABRIL, é lembrar a importância da mobilização dos fóruns pela continuidade dos Programas/projetos de incentivo/apoio à docência e às Licenciaturas e o papel central das universidades estaduais paranaenses no desenvolvimento cultural, social, econômico e político do Paraná;

NÃO ESQUECER O DIA 29 DE ABRIL, é lembrar que a luta dinâmica pela qualidade do ensino público requer a cada dia novas demandas, como a relevância da contratação docente diante dos desafios das novas Diretrizes Nacionais das Licenciaturas (Resolução CNE 02/2015);

NÃO ESQUECER O DIA 29 DE ABRIL, é lembrar a todos que esta data deixou marcas profundas nos corpos e nas consciências daqueles que acreditam na democracia e não esquecer que estas marcas se transformarão em luta permanente em favor da EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!

"I FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS DO PARANÁ" - Dias 25 e 26/04/2016