Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

28/04/2016

Secretaria de Saúde faz testes de doenças sexualmente transmissíveis posssui-foto

A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quinta-feira (28), até às 16 horas, no Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), localizado no Campus Universitário, a 4ª edição do "Fique Sabendo UEL", que tem como objetivo levar informações e fazer testes rápidos em universitários e servidores sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Cada um receberá, gratuitamente, quatro testes rápidos que indicam reagente para as DSTs. Serão disponibilizados testes para 200 pessoas, o que significa 800 exames rápidos, que podem aumentar conforme a demanda. Além dos testes, os profissionais da saúde alertarão sobre a importância de medidas preventivas, entre elas o uso de preservativos.

Os testes levam de 15 a 30 minutos para ficarem prontos e são feitos por uma equipe de 10 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, dentistas e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde. Na última edição do "Fique Sabendo UEL", os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram 748 testes rápidos, em 187 alunos e servidores.

Segundo Carla Maria Canalle Pagnossim, psicóloga do SEBEC, a atividade é uma parceria com o Centro de Testagens e Aconselhamento (CTA). "Essa campanha é para lembrar a comunidade universitária que as DSTs existem e a população é vulnerável para se infectar".

A psicóloga lembra que na UEL há jovens de 16 anos e idosos. E todos os sexualmente ativos devem fazer testes periódicos. Ela afirma também que, tão importante quanto o acompanhamento, é a prevenção das DSTs. "É importante primeiro prevenir, usar preservativos nas relações sexuais", afirma.

No SEBEC, são disponibilizados durante todo o ano todo preservativos masculinos para a comunidade da UEL. O preservativo feminino deve ser solicitado ao setor de serviço social ou de psicologia.

DST em Londrina - De acordo com os dados do Centro de Testagens e Aconselhamento (CTA) do município, de 1º de janeiro de 2016 a 26 de abril, 743 pessoas fizeram o teste rápido para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis em Londrina.

Com relação aos casos de Sífilis, 65 deram positivo, sendo que 49 são homens e 16 mulheres. A faixa etária com o maior índice da doença são os jovens de 20 a 24 anos, seguidos pelos de 25 a 29 anos, o que também foi verificado no ano passado. No que refere-se ao vírus HIV, 38 casos foram positivos, sendo que 33 são homens e cinco são mulheres. A faixa etária com maior quantidade de casos positivos vai dos 25 aos 29 anos, seguida pelo segmento com 20 a 24 anos.

No teste rápido para Hepatite B, quatro deram positivo, sendo três mulheres e um homem, que estão classificados na faixa dos 45 a 49 anos de idade. Com relação à Hepatite C, quatro casos foram positivos, sendo três homens e uma mulher, todos na faixa dos 50 a 54 anos.

Onde fazer o teste rápido - Os testes rápidos podem ser feitos no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, localizado na Alameda Manoel Ribas, n° 1, no Centro de Londrina, de segunda a quinta-feira, às 8h30 ou às 11h30. É preciso chegar com 30 minutos de antecedência e estar munido de um documento de identificação pessoal com foto, um RG, por exemplo.

Além do Centro de Referência, os testes rápidos são realizados em 35 Unidades Básicas de Saúde. Para saber os dias e o horário de coleta é necessário telefonar na unidade de saúde mais próxima de sua residência. Os testes são gratuitos.