Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

28/04/2016

CNPq oferece bolsas de pós-doutorado no Canadá

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Companhia Vale do Rio Doce e MITACS (Canadá), oferecem 10 bolsas de pós-doutorado no Canadá para recém doutores brasileiros interessados em desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em instituições parceiras da MITACS. Os interessados devem se inscrever até 24 de maio. Os resultados serão divulgados no dia 15 de setembro, na página do CNPq.

As bolsas são para as áreas de Engenharia de Minas, Ambiental, Processamento Mineral e Engenharia Metalúrgica, Geomecânica, Geociências Marinhas, Geologia, Hidrogeologia, Geofísica, Ciência Ambiental, Tecnologia de Carvão, Sistema de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto, Ciências Climáticas, Energias Renováveis, Redes Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável.

A seleção dos candidatos terá quatro etapas: pré-seleção (análise dos requisitos do candidato e documentação submetida via Plataforma Carlos Chagas); análise por consultores Ad hoc; e comitê conjunto de julgamento, composto pelo CNPq e Vale. Todas as candidaturas recomendadas pelo comitê serão submetidas à Diretoria Executiva do CNPq, que emitirá a decisão final sobre os aprovados. Os critérios de pontuação estão na chamada das bolsas, no site do Conselho.

Mais informações podem ser obtidas no endereço cnpq.br