Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

20/04/2016

73° Ciclo de Seminários de Física Nuclear

Os seminários são abertos a comunidade interna e externa

O Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA) realiza o 73° Ciclo de Seminários de Física Nuclear Aplicada. Serão promovidos 16 encontros no primeiro semestre de 2016, todas as quartas-feiras, a partir das 14h15. Os encontros, que prosseguem até 27 de julho, serão realizados na Sala Multimeios (01) do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE).

Os seminários são abertos a toda comunidade, sem necessidade de inscrição. O objetivo é divulgar e discutir as recentes pesquisas sobre a temática, utilizando-se de artigos científicos em andamento e publicados na literatura internacional.

As atividades serão ministradas por pesquisadores e professores convidados, docentes e estudantes de pós-graduação do Departamento de Física (UEL). Os participantes deverão participar em pelo menos 75% dos seminários para receber uma declaração de ouvinte.

O evento é realizado há 37 anos na UEL. A coordenação é do professor Otavio Portezan Filho, do Departamento de Física. Mais informações pelo e-mail otavio@uel.br, ou pelo telefone 3371-4266.

Confira a programação completa do evento:

20 de abril -"Avaliação de multielementos em amostras de sangue humano usando SR-TXRF" Ms. Daniele Maia - Doutoranda em Física/UEL e bolsista CAPES.

27 de abril - "Preparação de amostras para medidas de radiocarbono no LAC-UFF", com professor Fábio Lopes, do Departamento de Física.

04 de maio - "Caracterização in situ de tecidos da coleção pré-Colombiana do MAE-USP por espectroscopia Raman portátil com duplo comprimento de onda": Prof. Ms. Jorge Lisme Ticona - UPEA (Universidad Publica de El Alto) - Bolívia, Doutorando em Física/UEL e bolsista CAPES.

11 de maio - "Caracterização Arqueométrica de Pinturas Rupestres Pré-Históricas, Pigmentos Minerais e Eflorescências Salinas de Sítios Arqueológicos": Prof. Dr. Luis Carlos Duarte Cavalcante - Laboratório de Arqueometria e Arte Rupestre, Centro de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí - UFPi

18 de maio - "Análise de peroleiras e cachimbos cerâmicos provenientes de escavações arqueológicas": Felipe Coelho - Graduando em Física / UEL e bolsista CNPq junto ao LFNA.

25 de maio - "Métodos estatísticos para avaliar a confiabilidade das medidas nos procedimentos forenses de estimativa de idade": Alisson Henrique Dal Col - Mestrando em Física/ UEL e bolsista CAPES.

01 de junho - "Perfil elementar de selos postais brasileiros por Fluorescência de Raios X por Dispersão em Energia": José Luiz Bigaton - Graduando em Física / UEL e estagiário junto ao LFNA.

08 de junho - "Liberação de nanopartículas sintéticas de TiO2 de fachadas exteriores no meio aquático": professor Diego de Dio - Doutorando em Física/UEL e bolsista CAPES.

15 de junho - "O primeiro estudo in situ de espectroscopia Raman e EDXRF portáteis em arte rupestre na América do Sul: as pinturas das cavernas de Morro Azul e Chapadinha no Paraná": professor Carlos R. Appoloni - DFIS / CCE / UEL.

22 de junho -"Papel do Ca, Fe, Cu e Zn no câncer de mama: estudo por técnicas de fluorescência de raios X e análise imuno-histoquímica": professor Tiago Dutra Galvão - Departamento de Física (CCE).

29 de junho - "Metodologia de Análise Quali-Quantitativa de Padrões Certificados e Solos Arqueológicos através de TXRF": professor Lucas Yoshimi Endo - Doutorando em Física/UEL e bolsista CAPES.

06 de julho - "Emprego de um sistema portátil EDXRF associado à análise estatística de componentes principais PCA na determinação de elementos inorgânicos e caracterização de matrizes de cosméticos": Rafael Molari - Mestrando em Física/UEL e bolsista CAPES.

13 de julho - "Problemas experimentais em espectroscopia Raman aplicada para a identificação de pigmentos em misturas": professor Madson Albertini Bruno - Doutorando em Física/UEL e bolsista CAPES.

20 de julho - "Estudo de microporosidade de rochas através do processo de saturação fluídica": professor Avacir Casanova Andrello - DFIS / CCE / UEL.

27 de julho - "Instrumentação de campo para detecção e quantificação de metais em solo": Débora Rodrigues - Graduanda em Física / UEL e estagiária junto ao LFNA.