Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

28/03/2016

Professor da UEL integra debate sobre tremores de Londrina

O professor do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE), José Paulo Pinese, é um dos convidados para o debate sobre Tremores de Terra em Londrina - causas naturais ou antrópicas, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 31, a partir das 19 horas, no Instituto de Engenharia do Paraná, em Curitiba. O público alvo são profissionais e estudantes das áreas de geociências e engenharias, assim como interessados no assunto. Inscrições podem ser feitas no endereço docs.google.com/a/iep.org.b.

Participam do debate, além do professor Pinese, o professor do Departamento de Geologia da UFPR, Eduardo Salamuni e o gerente geral da Sanepar, em Londrina, Sérgio Bahls. A iniciativa é do Instituto de Engenharia do Paraná e Associação Profissional dos Geólogos Paraná, com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre causas possíveis e comprovadas dos recentes eventos geológicos. Os tremores foram registrados no final de 2015 e início deste ano na zona leste de Londrina, inclusive causando estragos em algumas residências. Além desses casos, os abalos, segundo relatos, foram percebidos por moradores de outros bairros de Londrina e até mesmo de outras cidades da região metropolitana.

Para tentar levantar as causas, o Departamento de Geociências da UEL, por intermédio do professor Pinese, contatou o Centro de Sismologia da USP, que instalou sismógrafos para medir a intensidade e ocorrência dos abalos. Os estudos demonstraram que os tremores acontecerem na rocha de basalto, localizada a 20 e 30 metros de profundidade, porém não foi possível identificar a precisão da profundidade. Transmissão - Em Londrina, o debate poderá ser acompanhado por meio de transmissão simultânea, no Auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), na Avenida Maringá, 2400.

O debate poderá ser acompanhado por meio de transmissão simultânea, no Auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), na Avenida Maringá, 2400