Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

12/02/2016

Pró-reitores de Graduação traçam ações para 2016

Encontro foi realizado na última sexta-feira, na UEM

O Fórum Permanente de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Estaduais Públicas de Ensino Superior do Paraná (Progrades) se reuniu na última sexta-feira (5), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para discutir assuntos e traçar ações para melhorias, em vários aspectos, dos cursos de graduação das universidades estaduais paranaenses.

Entre as iniciativas deliberadas, o Fórum decidiu elaborar cartas de apoio ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), para enviar à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que anunciou cortes de pelo menos 50% em bolsas do Programa a partir de março. A ideia é pensar alternativas para os cortes, e talvez até reduzi-los.

O Fórum também decidiu enviar documentos à Secretaria Estadual de Educação, para que ela considere, nos próximos testes seletivos para contratação de professores, a participação dos candidatos no PIBID, as horas de estágio no Plano Nacional de Formação de Professore (Parfor), e os egressos formados nos cursos de licenciaturas em Educação do Campo no Paraná.

Os pró-reitores decidiram ainda solicitar apoio ao Conselho Estadual de Educação quanto aos desafios da Resolução do Conselho Nacional de Educação que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação em nível superior e continuada. A Resolução prevê, por exemplo, o aumento de carga horária nos cursos e contratação de mais docentes.

Para avançar neste debate, será realizado o I Fórum Estadual das Licenciaturas, na última semana de abril, na UEL. O evento reunirá o Progrades, em parceria com os fóruns permanentes das licenciaturas das IEES e programas de incentivo e apoio à docência, para discutir a implantação e consolidação das DCN das licenciaturas.

Com o objetivo de atender ao Plano Nacional de Educação, o Progrades definiu a criação de uma Comissão de Trabalho para estudar a curricularização da extensão nas IEES. A Comissão trabalhará de abril a setembro e apresentará os resultados em outubro, na UEL, numa plenária das Progrades. O ponto de partida é pensar proposições comuns a todas as IEES, ao mesmo tempo respeitando as especificidades de cada uma.

BNCC - O Fórum debateu ainda a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em cada uma das sete universidades estaduais. A BNCC é parte do currículo e orienta a formulação do projeto político-pedagógico das escolas, e estabelece quais conhecimentos devem ser oferecidos aos educandos até o Ensino Médio. Por isso, ela envolve tanto as escolas de ensino fundamental quanto superior.