Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

21/12/2015

Aintec: 15 anos de empreendedorismo posssui-foto

A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel), órgão integrante da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec), completou 15 anos em novembro graduando quatro empresas da área de Tecnologia, que foram apresentadas formalmente a parceiros e empresas paranaenses durante o ECO TI 2015, realizado em uma iniciativa do APL TI - Londrina.

A Agência foi criada, oficialmente, em abril de 2008, atendendo à lei de inovação (Lei Federal 10.973/2004), incorporando a Incubadora, que já existia desde 2000. Hoje, a estrutura da Aintec conta com a Incubadora, com o Escritório de Transferência de Tecnologia; Escritório de Propriedade Intelectual e Escritório de Design. Esta estrutura é responsável pela disseminação da cultura empreendedora e de inovação não só na UEL, estendendo-se também a parceiros (empresas e instituições) e atendendo também as demandas sociais e do mercado.

O diretor da Aintec, professor Edson Miura, define a missão da agência, como órgão responsável pela transformação do conhecimento em inovação. O que parece simples na verdade implica desenvolver ações pontuais (e complexas) que vão desde o registro de marcas, criações e patentes, passando pelo apoio ao desenvolvimento de novas empresas tecnológicas, desenvolvimento de projetos na área de design, sempre buscando aproximar o setor produtivo da academia.

Nos últimos dois anos, a Aintec depositou 42 pedidos de patentes da UEL junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), uma meta que pode ser considerada surpreendente. De 2002 até o ano passado, a UEL, através da Aintec, atingiu a marca de 92 patentes requeridas ao INPI. O diretor está na Agência há cerca de 18 meses. Ele conta que neste tempo implementou mudanças importantes, como a definição de atribuições e papeis de todos os colaboradores e ampliação da rede de contatos, como instituições ligadas a indústrias, órgãos de fomento, de registro e sindicatos.

"Minha atuação é marcada pela articulação, fazendo com que a rede de parceiros se fortaleça", define o diretor, que acredita que o trabalho tem que ser feito democraticamente, ouvindo todos os setores envolvidos, que vão desde os colaboradores aos demais órgãos da Universidade. Edson Miura conta que neste tempo conseguiu avanços como uma aproximação com as Pró-Reitorias e a Procuradoria Jurídica da UEL, responsável pelas análises de todos os processos que envolvem Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual.

A parceria com a Procuradoria garantiu o desenvolvimento de modelos que agilizam as atividades de transferência de tecnologia, dando garantia aos professores que atuam com licenciamento de tecnologia ou cooperação tecnológica. Somente neste ano, 15 empresas foram atendidas com interesses nas áreas de pesquisa e transferência de tecnologia.

Neste período, também foi implantado na Intuel um sistema de gestão da qualidade, conhecido como Cerne - Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. O sistema é baseado em uma metodologia nacional de desenvolvimento de empreendimentos inovadores que implica em mais transparência e ações eficazes às empresas. Nessa linha, a Aintec trabalhou para firmar parcerias nas áreas de consultoria, tanto jurídica como contábil.

O benefício recai diretamente sobre as 11 empresas incubadas, que também passaram a contar com a parceria do Sebrae no programa Trilhas de Aceleração, que oferece capacitação para empresas, sem qualquer custo. Até o final do ano, estão previstas 40 horas em treinamentos para essas empresas.

VITRINE - Outra demanda atendida foi a criação da Vitrine Tecnológica, implementada no ano passado, que permite que internautas tenham acesso às patentes depositadas pela comunidade universitária, com potencial para parcerias e desenvolvimento de novos produtos ou negócios. Segundo a gerente da Intuel, Tatiana Fiuza, somente nos primeiros nove meses deste ano foram registrados aproximadamente 3 mil downloads dos pedidos de patentes que estão na vitrine, que resultaram em três possíveis cooperações tecnológicas, em andamento.

Outra ação nesta mesma linha foi a criação da Vitrine de Laboratórios da UEL que oferece via Internet os "serviços tecnológicos" desenvolvidos na Universidade. "Pelo site o interessado pode saber se existe determinada competência nas várias áreas do conhecimento para prestação de serviços", define a gerente.

Cultura empreendedora

Desde maio do ano passado a equipe da Aintec colocou no ar, na UEL FM, a coluna Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de divulgar iniciativas, análises e dicas sobre empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologias inovadoras. O programa é semanal, criado e produzido pela equipe de comunicação da própria Agência, com 5 minutos de duração em média. Neste tempo já foram produzidos e veiculados 60 programas, ampliando os canais de relacionamentos da Aintec com empresários, pesquisadores e a comunidade.

Outra iniciativa para disseminar esta proposta foi o programa "Empreendedorismo na Escola", realizado no ano passado, com cerca de 200 crianças da Escola Municipal Santos Dumont de Londrina. Os alunos participaram de oficinas e ao final produziram um programa de rádio e um jogo interativo baseado na vida de um empreendedor local, o pioneiro Celso Garcia Cid.

Para a professora Graça Maria Simões Luz, que integra a equipe da Aintec, todas estas ações conjuntas reverberam internamente na Universidade, bem como fora, criando uma cultura de empreendedorismo. Ela ressalta que a interface com a comunidade externa implica em levar conhecimento tecnológico, trazendo as demandas dos parceiros.