Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

30/11/2015

Professor recebe homenagem em Santa Catarina

A Câmara Municipal de Timbó Grande, Santa Catarina, entregou na sexta-feira, dia 27, uma homenagem ao professor Nilson Cesar Fraga, do Departamento de Geociências/CCE, pelos serviços de pesquisas realizados no município, especialmente os voltados à Guerra do Contestado, fruto das atividades desenvolvidas pelo Observatório do(s) Centenário(s) da Guerra do Contestado, do qual o professor é coordenador.

A homenagem foi oferecida pela Prefeitura Municipal de Timbó Grande através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Na ocasião, o professor da UEL entregou dois exemplares do documentário "Terra Cabocla" ao prefeito Almir Fernandes, filme lançado em 2015 pela Plural Filmes de Florianópolis, que tem a participação do professor Nilson, gravada na cidade de Timbó Grande, durante a caminhada de inverno do Centenário da Guerra do Contestado.

Estudantes visitam sítios históricos em Santa Catarina

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL visitaram sítios históricos em três cidades catarinenses, nos dias 21 e 22 de novembro. A atividade teve o objetivo de realizar análises e demonstrar in loco a importância destes locais, como atividade orientada do Observatório do Centenário da Guerra do Contestado e do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito.

A atividade contou com apoio das prefeituras municipais de Irani, Lebon Régis, Timbó Grande e Matos Costa. Este foi a 45ª atividade orientada, dentro do projeto de pesquisa de campo desenvolvido pelos dois laboratórios, coordenados pelo professor Nilson Cesar Fraga.

Os acadêmicos visitaram os sítios históricos da Serra da Boa Esperança e Perdizinha, em Lebon Régis e as relíquias patrimoniais do Quilombo do Rocio dos Pretos, além do cemitério caboclo, da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande e o sítio da Emboscada. A atividade incluiu ainda uma visita monitorada à estação de trem e ao sítio urbano da antiga sede da Cia Lumber, em Calmon e ao Museu do Contestado, em Caçador.