Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

27/11/2015

SAUEL faz balanço dos 10 anos de Gestão Documental posssui-foto

Professores, agentes universitários e estudantes participaram nesta sexta-feira (27) da cerimônia que marcou o aniversário de 10 anos do Sistema de Arquivo da UEL (SAUEL), órgão de apoio ligado à vice-reitoria e que tem a função de realizar a gestão documental da Universidade. A solenidade foi realizada na sede do SAUEL, no Centro Administrativo Reynaldo Ramon, com a participação da reitora Berenice Quinzani Jordão e da ex-reitora Nádina Moreno, atual assessora de Planejamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que representou o secretário João Carlos Gomes.

A UEL é a única instituição de ensino superior do Paraná a contar com um órgão específico para a gestão documental, que inclui organização de arquivos e de consulta de documentos, inclusive em formato eletrônico, além de infraestrutura adequada para resguardar a história da Universidade.

O diretor do SAUEL, Edson Holtz, classificou o órgão como o guardião da memória da Universidade, que completou 44 anos no mês passado. Ele destacou que o trabalho conta com colaboração direta de várias unidades como a Prefeitura do Campus (PCU), Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) e da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). O diretor anunciou que no próximo ano pretende levar a política do SAUEL para os Centros de Estudos, padronizando processos e documentos.

Outra inovação prevê a implantação de Câmaras Técnicas nas áreas de Gestão de Prontuários e de Gestão de Documentos Eletrônicos. Também serão realizados cursos de capacitação direcionados aos membros da comunidade universitária que trabalham ou lidam indiretamente com arquivos e custódia de documentos. "Queremos interagir com toda a comunidade visando uma gestão eficiente e com maior transparência", definiu.

Para a reitora Berenice Quinzani Jordão o SAUEL representa um órgão novo, mas de grandes realizações. Ela destacou o trabalho da equipe técnica, bastante envolvida nos processos e nas atividades. "Todos fazem um trabalho que impacta o dia a dia da Universidade, sem contar a responsabilidade de manter intacta nossa história", frisou a reitora.

Participaram também da cerimônia todos os ex-diretores do SAUEL, Wilmara Rodrigues Calderon, Aluízio Antonio Grosso, Elisabete Leão de Carvalho, além da ex-reitora Nádina Moreno, que foi a primeira diretora do SAUEL, responsável pela implantação do órgão. Estiveram presentes à solenidade o gerente regional da Superintendência da Caixa, Antonio Minuk, a vice-diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), Elaine Mateus e a chefe do Departamento de Ciência da Informação, Rosane Lunardeli.