Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

20/11/2015

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (20-11-2015 - Sexta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.jornaldelondrina.com.br

Projeto com ovos e galinhas rende prêmio de R$ 100 mil em barras de ouro para UEL

Trabalho de assistência técnica em assentamento rural foi um dos destaques do Prêmio Santander Universidades

Um projeto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ganhou o Prêmio Santander Universidades. A cerimônia de premiação que ocorreu na tarde desta quinta-feira (19), em São Paulo. A proposta criada por professores, técnicos estudantes dos departamentos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia se destacou entre mais de 23 mil projetos inscritos, vencendo na categoria Universidade Solidária.

O trabalho - que também conta com o Laboratório de Medicina Aviária - busca promover a produção sustentável em um assentamento rural, por meio de assistência técnica em produção e sanidade avícola. Por conta do prêmio, os participantes vão receber bolsas de estudo e R$ 100 mil em barras de ouro.

De acordo com a professora Ana Maria Bridi - do departamento de Zootecnia - a premiação será integralmente investida na construção de um abatedouro de aves. "Essa infraestrutura deverá garantir a inclusão do assentamento no Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê que 30% da merenda escola seja adquirida de pequenos produtores rurais. Esta comercialização garantiria um incremento de 30% na renda das famílias atendidas pelo projeto", informou a UEL em nota para a imprensa.

Além de Ana Maria, o projeto conta com coordenação dos professores Adilson Luis Seifert (do Departamento de Agronomia e Kerlei Médici (do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva).

Marcelo Frazão

www.folhadelondrina.com.br

Faces estreia novo espetáculo

O projeto Faces de Londrina estreia hoje, às 20h, o espetáculo "Re-ligar", na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. No palco, 200 crianças e adolescentes vão dançar 14 coreografias, sob a direção geral de Carina Corte. O espetáculo, gratuito, será reapresentado amanhã. Devido à procura, senhas serão distribuídas uma hora antes de cada apresentação.

Em "Re-ligar", os jovens bailarinos apresentarão coreografias criadas pelos professores Bruno Calisto, Carina Corte, Jéssica Honório, Kamila Oliveira, Marciano Boletti, Mileine Machado e Sônia Secco. No espetáculo, o Faces propõe "reconhecer o intangível, banhar-se num mar de luz, seguir o ritmo do grande tambor da vida - forças que levam os jovens bailarinos a se religar com o sagrado".

O Faces de Londrina é um projeto de dança inclusiva, idealizado há 13 anos por Carina Corte. Além das apresentações de hoje e amanhã, "Re-ligar" também será apresentado nas escolas participantes até o início de dezembro.

O público em geral também terá outras apresentações para acompanhar: no dia 28 de novembro, às 16h, na Praça Marechal Floriano Peixoto e no dia 29, na Praça Nishinomiya (Aeroporto), às 17h.

O Faces de Londrina tem se firmado como importante projeto de dança inclusiva com o apoio de instituições, pais e mães, professores, direção das escolas e voluntários, que contribuíram com esta trajetória de 13 espetáculos, vistos por quase 30 mil pessoas de Londrina e outras cidades, e que envolveram mais de 2,2 mil crianças e adolescentes. Realizado pela Usina Cultural, o projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Serviço:

"Re-ligar", do Projeto Faces de Londrina

Quando - Hoje e amanhã, às 20h

Onde - Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)

Quanto - Gratuito (retirar convite uma hora antes de cada apresentação)

Classificação indicativa - Livre