Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

19/11/2015

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (19-11-2015 - Quinta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

UEL deve fechar 2015 no vermelho, diz reitora

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai terminar o ano de 2015 do jeito que começou: afundada em despesas e cercada por dificuldades financeiras. "Estamos na mesma situação, trabalhando na redução de custos com a manutenção do campus para evitar grandes prejuízos à área acadêmica", resumiu a reitora da instituição, Berenice Jordão, admitindo que a instituição deve fechar o ano no vermelho, com dívidas atrasadas e sem nenhuma perspectiva para investimentos.

Conforme ela, o governo alterou, no meio deste ano, o sistema de envio de verba, e comprometeu ainda mais as finanças da universidade. "Antes, recebíamos parcelas fixas de três em três meses. Agora, o repasse é feito conforme apresentamos as despesas", explicou.

Pelo orçamento aprovado no final do ano passado, a UEL deveria receber cerca de R$ 30 milhões neste ano. Até agora, no entanto, a universidade teria recebido menos que a metade desse valor. "O montante definido passou por tantas alterações que eu não sei dizer o que ainda falta para gente receber", admitiu a reitora.

Berenice confirmou, entretanto, que o governo ainda não se pronunciou sobre a liberação dos cerca de R$ 7 milhões até então referentes ao último trimestre deste ano. "Vamos contraindo as despesas, apresentando os relatórios ao Estado e torcendo para que a verba seja liberada", frisou.

Já em relação às despesas atrasadas, a reitora confirmou que a universidade está sem pagar contas de água e luz desde o ano passado, após o governo cortar cerca de R$ 6 milhões da verba de custeio. "A manutenção da frota de veículos, por exemplo, não está sendo feita, assim como os serviços estruturais nos prédios dos centros acadêmicos", disse, completando que o telhado de diversos prédios do campus, danificado pelas fortes chuvas dos últimos dias, não serão consertados por conta da falta de dinheiro.

A UEL economiza ainda no uso do material diário - folhas de papel, impressora, ligações telefônicas - necessário para manter os setores internos funcionando, conforme a reitora. "O combustível da frota também não está regular, assim como algumas bolsas de estudo, viagens e programas complementares", acrescentou.

Outro ponto negativo citado pela reitora envolve a falta de grandes obras e investimentos no campus. Como falta dinheiro até para custear despesas básicas, conforme ela, fica difícil planejar melhorias estruturais significativas. A última obra de grande porte realizada no campus da universidade foi a ampliação do Restaurante Universitário (RU), fechado desde dezembro do ano passado. A UEL investiu R$ 6,3 milhões nas obras, finalizadas em setembro após muita pressão por parte dos estudantes. A previsão é de que o RU seja reaberto no próximo mês, após o treinamento de novos funcionários.

ESTÁGIO

Apesar das dificuldades financeiras, as bolsas continuam a ser pagas normalmente aos cerca de 215 estagiários. Neste mês, entretanto, houve o atraso de alguns dias no pagamento por conta de "problemas operacionais", segundo a reitora.

Guilherme Batista - Grupo Folha

Custeio pode ser liberado nas próximas semanas

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) pode liberar nas próximas semanas o custeio das universidades referentes ao quarto trimestre deste ano. O secretário João Carlos Gomes afirmou que está negociando a liberação dos valores com a pasta de Fazenda.

Gomes admite que o novo sistema de envio de verbas, que agora é por cotas, trouxe dificuldades iniciais e atraso nos repasses. "É uma nova sistemática que neste primeiro momento trouxe dificuldades, mas que vai trazer facilidade de administração dos repasses", comentou.

Em relação ao repasse menor de recursos para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o secretário afirmou que houve uma redução entre 10% a 15% dos valores de custeio para todas as instituições do Estado, em função do ajuste fiscal feito pelo governo estadual. "O ajuste das cotas ocorreu em outros órgãos e estamos trabalhando para viabilizar o fechamento das contas", disse.

Segundo ele, o aumento entre 15% a 18% com folha de pagamento, em função dos reajustes salariais, impactou negativamente no orçamento. "Precisamos ajustar o orçamento para garantir o equilíbrio. Estamos trabalhando apenas com o suficiente e necessário para fechas as contas", enfatizou.

Para o ano que vem, a Seti está prevendo no orçamento, que ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa, recursos na ordem de R$ 80 milhões para investimentos nas universidades paranaenses. A UEL e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) devem ficar com as maiores fatias, em torno de R$ 15 milhões.

Aline Machado Parodi - Reportagem Local

www.jornaldelondrina.com.br

Odontologia da UEL busca doações para festa de Natal de crianças e adolescentes

O Colegiado do curso de Odontologia da UEL está arrecadando, até 9 de dezembro, enfeites e presentes para a campanha "Natal Solidário". O objetivo é promover uma festa de Natal para as crianças e adolescentes atendidos pela Casa Acolhedora Mãe e Senhora de Todos os Povos, no Parque Universidade, e pelo Centro Municipal de Educação Infantil Pastor Francisco Seixas (CMEI), no Conjunto União da Vitória. O professor Márcio Grama Hoeppner, coordenador do Colegiado de Odontologia, explicou que além de realizarem os atendimentos, os alunos são responsáveis por buscar doações e patrocínio para esses atendimentos e se envolvem na organização das atividades festivas. Quem quiser colaborar pode procurar o Colegiado do curso de Odontologia da UEL fica na Rua Pernambuco, 540, Centro, tel. 3371-6749.