Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

07/10/2015

Plantio da 44ª peroba marca aniversário da UEL posssui-foto

O 44º aniversário de reconhecimento da UEL pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (7) foi marcado pelo plantio do símbolo da Universidade, a peroba-rosa no Bosque Perobal, criado em 2005, e localizado no Campus Universitário. A árvore foi plantada pelo professor Gilberto Borba Navolar e pelo servidor técnico-administrativo Paulo Sergio Basoli, além da reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão. Também estiveram na solenidade pró-reitores, diretores de Centros, e Órgãos Suplementares, autoridades locais, servidores, e alunos do Colégio de Aplicação do Campus.

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, destacou o papel da Universidade que hoje é considerada patrimônio da população de Londrina e região, formando centenas de profissionais todos os anos em várias áreas do conhecimento. Ao longo de 44 anos de existência, conforme lembrou a reitora, a UEL já lançou ao mercado de trabalho mais de 70 mil profissionais (1973 a 2014). "Mais uma vez plantamos a árvore símbolo da Universidade como referência a toda a sua história. São histórias construídas por cada uma das pessoas que por aqui passaram, além daquelas que permanecem na ativa. Elas contribuem para a construção da UEL", declarou a reitora.

Os dois homenageados do ano atuam na UEL há 44 anos. O professor Gilberto Borba Navolar ingressou na instituição em 30 de setembro de 1971, como auxiliar de ensino, ainda na antiga Faculdade de Odontologia. Em 1982, passou a ser professor auxiliar e, em 1984, professor assistente. O professor está lotado no Departamento de Odontologia Restauradora do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Já o servidor Paulo Sergio Basoli entrou na UEL, como office boy, em 1º de agosto de 1971, no Hospital Universitário (HU). Depois disso, foi mecanógrafo, escriturário, assistente administrativo e técnico-administrativo, cargo que ocupa desde setembro de 1992. O servidor é chefe da Divisão de Cadastro e Acompanhamento e da Divisão de Projetos, e diretor de Planejamento e Apoio Técnico, todos da Pró-Reitoria de Extensão, setor em que está lotado desde março de 2009.

A solenidade de comemoração do aniversário da UEL também foi marcada pela apresentação musical da cantora Jemima, da Rádio UEL FM, e do músico Marcos.

UEL em dados - Hoje, a comunidade universitária é formada por 17.858 alunos, sendo 13.079 da graduação, e 4.779 da pós-graduação. Ao todo são 1.650 professores e 3.433 técnico-administrativos. Os 54 cursos de graduação ofertados pela UEL (39 bacharelados e 15 licenciaturas) em diversas áreas do conhecimento, e distribuídos em nove centros de estudos - CCB, CCE, CTU, CCA, CEFE, CESA, CCH, CECA e CCS.

A área total do Campus Universitário é de 235 hectares, onde está a maioria dos Centros de Estudos e parte dos Órgãos Suplementares e de Apoio, pesquisa e extensão. Além do compromisso com a excelência no ensino, o objetivo é a prestação de serviços à comunidade de Londrina e região. Com isso, a UEL mantém mais de 250 laboratórios para atender às atividades acadêmicas e os projeto e programas de pesquisa promovidos pelos cursos de graduação e pós-graduação.

São o total de 2.608 linhas de pesquisas, 556 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq E 1.382 projetos de pesquisa em andamento, nos quais participam 1.075 professores, 2.424 estudantes de graduação, e outros 1.577 estudantes de pós-graduação.