Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

01/10/2015

Estudantes apostam na experiência em órgãos de classe posssui-foto

Gabriel Heckler e Guilherme Rafael, estudantes de Engenharia Civil, participam do Crea-Júnior

Investir em uma formação ampla, se valendo de experiências profissionais a partir do envolvimento em órgãos de classe. Esta tem sido a aposta de estudantes de graduação da UEL interessados em adquirir uma dimensão do cotidiano profissional. Apesar desta iniciativa não ser regra entre os graduandos, é fundamental reconhecer que o mercado de trabalho - sobretudo em tempos difíceis -, é sempre mais generoso com quem apresenta experiências múltiplas.

Estudantes das Engenharias da UEL podem contar com informação por meio das mídias sociais, palestras técnicas e até acesso às reuniões do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). A estrutura direcionada aos estudantes, o Crea Júnior, busca incentivar os futuros profissionais a discutirem qualificação e melhores condições de trabalho. O Conselho também atende tecnólogos da área. No Paraná, a estrutura é representativa e conta com 9 mil estudantes cadastrados (nível superior e técnico) e 120 membros dirigentes (eleitos para representarem os conselhos nas suas instituições de ensino).

O presidente do Crea JR, Gabriel Heckler, é estudante do 4º ano de Engenharia Civil. Ele acredita que o aprendizado está ligado às discussões sobre o futuro exercício profissional. Além de presidir o Conselho, Gabriel também é membro eleito da Comissão Acadêmica Estadual. Em virtude da função, a cada 45 dias o estudante vai a Curitiba para participar das reuniões da entidade, ao lado de outros estudantes e profissionais da área.

Como membro do Crea JR, ele informa que acompanha não só as atividades do Crea, como da Associação dos Engenheiros Agrônomos, Sindicato dos Engenheiros do Paraná e Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL). Esses contatos garantem boas informações e a oportunidade de ouvir dicas e orientações de quem atua no mercado de trabalho.

"Eu entendo que todos temos que ser profissionais, sem esquecer que temos de pensar também no coletivo", define Gabriel. Em setembro, o estudante participou da 72ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), que foi realizada de 15 a 18, em Fortaleza (CE), com uma agenda de debates sobre o tema "Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica". O evento foi uma iniciativa do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Consea), juntamente com o Crea. Ele participou como convidado.

Estudante do 2º ano de Engenharia Civil, Guilherme Rafael Bernardino, começou atuando no Crea JR incentivado por colegas e acabou se envolvendo com as ações. Ele diz que a preocupação é sempre no sentido de atrair novos estudantes. Para isso, os membros passam por um treinamento, em Curitiba, onde aprendem sobre as atividades de classe e técnicas de relacionamento interpessoal.

Ele afirma que a participação é interessante por proporcionar contato próximo com engenheiros de várias áreas. Segundo ele, os profissionais apóiam os estudantes, com orientações e dicas que valem para ilustrar muito do que é aprendido em sala de aula. "Eu acredito que as empresas se interessam por profissionais com um perfil não só técnico, mas que buscam desenvolver seu lado humano", define.

Participação em Conselho muda planos de universitária

Carla Venturelli, aluna de Farmácia: "A proposta do CRF-Júnior é aproximar o estudante da realidade social"

Estudante do 4º ano de Farmácia na UEL, Carla Venturelli Caviglione, preside o Conselho Regional de Farmácia Junior (CRF Júnior) há cerca de um ano, responsável pela organização de campanhas de orientação, palestras e prestação de serviços à comunidade. A proposta do CRF-JR é aproximar o estudante da realidade social, com vistas à melhoria da qualidade de vida. Em agosto passado, a entidade organizou o Agosto Azul, campanha que focou a saúde preventiva do público masculino.

Segundo Carla, no último dia 15 de agosto, mais de 300 pessoas foram atendidas no Calçadão de Londrina, em um verdadeiro corpo a corpo sobre saúde. O evento contou também com a participação dos estudantes de Enfermagem da UEL e de Farmácia da Unifil. "Trabalhamos com um público carente de informação básica", resume Carla.

O trabalho à frente do CRF-JR transformou os planos profissionais da estudante. Ela entrou na graduação com o objetivo claro de atuar na indústria farmacêutica. Um ano e meio de experiência no Conselho serviram para mostrar outra realidade. Hoje, a saúde pública chama muito a atenção dela. A experiência, explica ela, além de apresentar novos horizontes, também colaborou para o seu amadurecimento, apresentando novos contatos e transformando-a em uma profissional mais completa.

Em que pese todas essas possibilidades, poucos graduandos de Farmácia se interessam pelo CRF-JR. Na UEL apenas três estudantes participam ativamente do órgão. Na UEM são 20. Carla afirma que o Conselho é aberto a todos os estudantes interessados. A recompensa, frisa ela, vem em forma de experiência profissional, contatos interessantes, oportunidades e crescimento humano.