Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

01/10/2015

Programa de rádio comemora aniversário do Disque Gramática

Três professores do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL participam neste sábado (3) de um programa especial de rádio que comemora os 20 anos do projeto de extensão Disque Gramática e 10 anos de atividade do programa de rádio Fala Brasil, que vai ao ar diariamente, às 7h30, na Rádio Paiquerê AM de Londrina (AM 1110). O programa será apresentado pela equipe de jornalismo da emissora, coordenada pelo radialista JB Farias, levando ao estúdio os professores Joaquim Carvalho da Silva, criador do Disque Gramática e as professora Edina Regina Pugas Panichi e Cristina Valéria Bulhões Simon. O programa começa às 11 horas.

Segundo a professora Cristina, a ideia é levar aos ouvintes um pouco do universo da gramática portuguesa, de forma acessível e divertida. Ela conta que o Disque Gramática foi criado com o objetivo de sanar dúvidas frequentes de estudantes e profissionais, que procuravam o Departamento quando necessitavam de esclarecimentos sobre língua portuguesa. O projeto foi criado pelo professor Joaquim, atualmente aposentado.

Para dar conta da demanda o projeto contava com a participação de estudantes do curso de Letras, que atendiam as pessoas pelo telefone. Posteriormente, por iniciativa da Rádio Paiquerê AM, professores integrantes do projeto foram convidados a fazer participações dentro do "Jornal da Manhã", em um quadro intitulado "Fala Brasil", que vai ao ar de segunda a sábado, às 7h30. Neste quadro o entrevistador questiona o professor sobre dúvidas frequentes do Português. De forma bem humorada e utilizando termos e expressões do dia a dia, os ouvintes acabam tendo pequenas aulas de português. A iniciativa está comemorando 10 anos.