Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

Ex-reitores tomam posse no Conselho Estadual de Educação

Os ex-reitores da UEL, Oscar Alves e Nádina Moreno, foram nomeados para o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), em cerimônia de realizada na manhã desta terça-feira (29), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, quando o governador Beto Richa empossou os novos titulares e suplentes do órgão, com gestão de seis anos.

Oscar Alves, em seu segundo mandato como presidente CEE-PR, foi reitor da UEL entre 1974 e 1978. Exerceu também a função de secretário estadual de Saúde e Bem Estar Social do Estado do Paraná (1979 a 1982) e foi deputado federal (1983 e 1987). Nádina Moreno, empossada como suplente, foi reitora da UEL na gestão 2010-2014.

O Conselho Estadual de Educação é o órgão normativo, consultivo, de deliberação coletiva e de orientação da política educacional do Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Ele é responsável pela elaboração das normas estaduais para a área, complementando as normas feitas pelo Conselho Nacional de Educação. É formado por 19 membros, mais um secretário-geral, vice-presidente e presidente, indicados pelo governador do Estado.

Os novos titulares são os secretários da Educação, Ana Seres Trento Comin; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Aldo Nelson Bona, que também é presidente da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp); a professora Sandra Teresinha da Silva; o ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio e a professora Ozélia de Fátima Nesi Lavina.

Os suplentes são os professores Carlos Alberto Rodrigues Alves, Carlos Eduardo Pijak Junior, Celso Augusto Souza de Oliveira, Cleto de Assis, Edmundo Rodrigues da Veiga Neto, Marcelo Oltramari, Paulo Henrique Schwaml e Rita de Cassia Morais.

"É uma grande satisfação poder dar posse aos membros deste conselho, que são pessoas com todas as condições para orientar as ações de melhorias da educação pública no Paraná", afirmou o governador Beto Richa.

Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e o deputado estadual Hussein Bakri, que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná.