Londrina, Terça-Feira, 07 de Abril de 2020 -  Busca

10/09/2015

Aluno de Jornalismo conquista prêmio no Intercom

O estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Leandro Brito, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Prêmio Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação -, conferido pela Sociedade Brasileira da Comunicação (Intercom). A premiação foi entregue no encerramento do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no dia 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudante concorreu na categoria Games.

Utilizando uma plataforma tecnológica criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o estudante criou um jogo de memória virtual para explicar fatos históricos do período da ditadura militar. O game foi desenvolvido como atividade da disciplina Novas Tecnologias da Comunicação, ministrada pelo professor André Azevedo da Fonseca, orientador do trabalho. O estudante também relacionou o jogo às suas pesquisas de iniciação científica, orientado pela professora Márcia Buzalaf.

Para André Azevedo, o trabalho do estudante é um exemplo bem sucedido das relações produtivas entre a pesquisa acadêmica e a busca por inovação no campo do Jornalismo. "Os jogos jornalísticos, também chamados de newsgames, podem oferecer recursos interativos muito interessantes para estimular o envolvimento e a compreensão do leitor sobre a notícia", definiu o professor.

17h16 CCE processa mais 1,95 mil litros de álcool para instituições de Londrina
  16h31 Jovens pesquisadoras de Londrina são destaque em Feira de Ciências da USP
  16h23 Professores do Ninter fazem ação solidária e doam cestas básica para recicladores
  11h26 Seti divulga Residência Técnica para profissionais de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil