O estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Leandro Brito, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Prêmio Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação -, conferido pela Sociedade Brasileira da Comunicação (Intercom). A premiação foi entregue no encerramento do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no dia 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudante concorreu na categoria Games.
Utilizando uma plataforma tecnológica criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o estudante criou um jogo de memória virtual para explicar fatos históricos do período da ditadura militar. O game foi desenvolvido como atividade da disciplina Novas Tecnologias da Comunicação, ministrada pelo professor André Azevedo da Fonseca, orientador do trabalho. O estudante também relacionou o jogo às suas pesquisas de iniciação científica, orientado pela professora Márcia Buzalaf.
Para André Azevedo, o trabalho do estudante é um exemplo bem sucedido das relações produtivas entre a pesquisa acadêmica e a busca por inovação no campo do Jornalismo. "Os jogos jornalísticos, também chamados de newsgames, podem oferecer recursos interativos muito interessantes para estimular o envolvimento e a compreensão do leitor sobre a notícia", definiu o professor.