Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

28/08/2015

Programação do FILO para sexta-feira (28)

Era uma vez um Rei (Grupo Pombas Urbanas - São Paulo) - Grupo de mendigos se encontra em uma praça da cidade. Latas, plásticos, garrafas e papelões criam o espaço onde vivem e fazem festa. Durante uma brincadeira, um deles propõe ser rei. Os mendigos saem da realidade para representar as relações de poder da mesma sociedade que os marginaliza. Sátira bem-humorada ao poder e às relações políticas, que dialogam com o momento político do País. Apresentações nesta sexta-feira (28), às 11 horas, no Calçadão; sábado (29), às 16 horas, no Zerão. Classificação indicativa: livre. ESPETÁCULO DE RUA - GRATUITO

O Som das Cores (Catibrum Teatro de Bonecos - Belo Horizonte) - Inspirado em famosas fantasias literárias, o espetáculo conta a história da jovem Lúcia, que se aventura no mundo do impossível. Do subterrâneo das estações de metrô ao universo infinito de sua imaginação, a garota terá que enfrentar seus medos e inimigos. Um espetáculo para todas as idades, que confirma como a magia do teatro de animação pode ser transformada em uma trama envolvente. Última apresentação nesta sexta-feira (28) no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413), às 19 horas. Classificação indicativa: livre. Ingressos esgotados.

Os Serrenhos do Caldeirão, Exercícios em Antropologia Ficcional (Vera Matero - Portugal) - Espetáculo aborda a desertificação e desumanização da Serra do Caldeirão, no Algarve (Portugal). A performer Vera Mantero mergulha no universo visual do etnomusicólogo Michel Giacometti (que captou imagens da região, nos anos 1960 e 1970) para criar um trabalho antropológico baseado nessas populações. Vera Mantero fala de povos que possuem uma sabedoria na ligação entre corpo e espírito, cotidiano e arte. Uma sabedoria que perdemos, mas podemos reativar. Estreia nesta sexta-feira (28), às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas Casa de Cultura (Av. Celso Garcia Cid, 205), com reapresentações no sábado (29) e domingo (30), no mesmo local e horário. Ingressos à venda: R$ 25,00 (inteira) e R$12,50 (meia-entrada). Classificação indicativa: 14 anos.

Sem Eira nem Beira (Ballet de Londrina) - Inspirado no universo mítico de Ariano Suassuna e seu Movimento Armorial, o espetáculo funde a dança dos brincantes nordestinos à linguagem contemporânea do Ballet de Londrina. Manifestações como o frevo, o maracatu, o cavalo marinho e as quadrilhas aparecem estilizados numa coreografia que transporta o espectador para as festas e para a devoção do Nordeste brasileiro. Apresentação única nesta sexta-feira (28), no Circo Funcart (R. Souza Naves, 2380), às 20 horas. Ingressos à venda: R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia-entrada). Classificação indicativa: livre

Macadamia Nut Brittle (Ricci/Forte - Itália) - Quatro jovens viciados em sorvete de macadâmia (o "Macadamia Nut Britlle" a que se refere o título) buscam o amor num mundo onde a autodescoberta e a autodestruição se confundem. Para narrar esse cotidiano, Stefano Ricci e Gianni Forte foram buscar voz na poesia crua do poeta californiano Dennis Cooper. Cenas arrebatadoras fazem uma espécie de remix cênico com elementos e signos da moda, da publicidade, combinações de memória, videoclipe, musicais, filmes B, histórias em quadrinhos. Apresentações nesta sexta-feira (28) e sábado (29), no Espaço Petrobras (Av. Celso Garcia Cid, 1489), às 20h30. Ingressos esgotados. Classificação indicativa: 18 anos.

Atividades Formativas

Oficina Dramaturgia do Corpo (Eduardo Okamoto - Campinas) - Dramaturgia: a criação teatral, a partir do corpo do ator em ação. Apresenta estímulos para a dramaturgia de ator: a ação como material, a observação de pessoas e situações reais, a seleção e combinação de materiais, o trabalho com o texto. Início nesta sexta-feira (28), com continuação no sábado (29), das 9 às 13 horas, na sala L2 do Departamento de Artes Cênicas - CECA/UEL. Vagas preenchidas.

Ponto de Encontro FILO 2015

Funk - Me (Discotecagem Kinoarte) - Festa dedicada à black music e gêneros derivados como música jamaicana, africana e Hip Hop. Feita para dançar, já faz parte da vida noturna e do calendário da cidade. DJ?s: Ikeda, Ed Groove e Dbeat. Nesta sexta-feira (28), no Bar Valentino (Av. Prefeito Faria Lima, 486), às 22 horas. Couvert: R$15,00.

Festival Internacional de Londrina - FILO 2015
De 14 a 30 de agosto
Promoção: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Direção: Luiz Bertipaglia.