Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

27/08/2015

UEL conquista novas patentes de software posssui-foto

O GEDAI é um software de gerenciamento de atividades de design

A UEL conseguiu este mês duas novas patentes de programas de computador, desenvolvidos por professores e servidores técnico-administrativos, com apoio da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), por meio do Escritório de Propriedade Intelectual. Os novos registros espelham uma tendência que vem ganhando corpo na Universidade, com a oficialização da propriedade intelectual. Em 2014 a UEL depositou 23 pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), superando os resultados obtidos no ano anterior, quando foram feitos 19 depósitos.

Um dos programas registrados foi o de Gestão Estratégica de Design Inovadora (GEDAI), desenvolvido pelas professoras Ana Paula Perfeito Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier e Rosane Fonseca de Freitas Martins, do Departamento de Design, com apoio dos professores Fábio Cezar Martins e Rodolfo Miranda Paes de Barros, do Departamento de Ciências da Computação.

As professoras Cleuza e Ana Paula desenvolveram o GEDAI

O programa representa a tese de doutorado das professoras Ana Paula e Cleuza, concluída em 2011, com foco na gestão do conhecimento. As duas integram a equipe do Laboratório de Conhecimento de Design Estratégico e Conexões (Labconde). Elas definem o GEDAI como um software de gerenciamento de atividades de design, dentro da produção do conhecimento aplicado pelo conceito de design thinker ou thinking, que representa o conjunto de métodos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

A metodologia, afirmam as pesquisadoras, representa uma ferramenta para solucionar problemas variados, apostando na criatividade para encontrar soluções. De acordo com as duas, o software tem alta capacidade para armazenar informações, podendo gerar imagens e novas interfaces. O diferencial é a capacidade de armazenar grande quantidade de dados complexos, que podem ser imagens, figuras ou relatórios que serão utilizados posteriormente no desenvolvimento do produto.

"O software pode ser usado para tirar informações e depois convertê-las em projetos tangíveis, desenvolvendo estratégias e produtos", definem as pesquisadoras. O novo software poderá ser utilizado na gestão de design e nas áreas de gestão organizacional (pública inclusiva), comunicação e engenharia.

Gestão arquivística

Outro software reconhecido pelo INPI foi o SIGADOC, uma iniciativa de servidores da UEL das áreas de Ciência da Informação, Planejamento e Informática. O software tem por objetivo possibilitar geração de um plano de classificação e tabela de temporalidade, utilizando a metodologia "Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos e-ARQ". O sistema também registra, relaciona e gera relatórios no sistema das funções, subfunções, atividades, séries e espécies documentais da instituição.

A iniciativa partiu dos servidores Elizabeth Leão de Carvalho, do Sistema de Arquivos (SAUEL), Luis Fernando Casarin, da Pró-Reitoria de Planejamento e Sandra Regina Quadros Moraes da Silva e Zaqueu Costeski, da Assessoria de Tecnologia da Informação.

Segundo Elizabeth, o sistema foi desenvolvido para subsidiar o SAUEL na implantação da política de gestão de documentos, buscando gerenciar os documentos digitais e convencionais emitidos ou recebidos pela instituição. Foi desenvolvido um módulo para que os usuários de todas as unidades da Universidade pudessem informar os documentos produzidos ou recebidos e relacioná-los a uma função, subfunção e atividade, gerando relatórios e consultas. O programa também informa o tempo de guarda e sua destinação.

Após conferência e padronização dos documentos são gerados o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de cada setor. "O sistema permite manter os dados referentes ao tempo de guarda (temporalidade) dos documentos, ou seja, é possível indicar o tempo que a instituição deve manter cada tipo de documento e após esse tempo qual será a destinação -arquivo intermediário, arquivo permanente, eliminação, etc.", afirma Elizabeth.

Para realizar o trabalho o SAUEL buscou parceria junto à Proplan na construção do sistema quanto à estrutura organizacional, fluxo de atividades e de informações. Já os servidores da ATI colaboraram para fornecer especificações técnicas, metadados (dados sobre outros dados), para orientar a aquisição e especificação, além do desenvolvimento do sistema. Com o software será possível mapear todos os documentos produzidos pelos órgãos, por quais órgãos e por quais caminhos esses documentos tramitam, sendo possível otimizar atividades e processos.