Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
27/08/2015  

Professor debate métodos alternativos em evento na Anvisa posssui-foto

Agência UEL

Ricardo Almeida foi selecionado para participar de Seminário da Anvisa

O professor do Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL, Ricardo Almeida, é um dos selecionados para o Seminário sobre Internacionalização de Métodos Alternativos ao Uso de Animais, que será realizado em 16 de setembro, no auditório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília (DF). O evento reunirá cerca de 100 pesquisadores brasileiros e busca apresentar resultados de metodologias alternativas para pesquisa com animais, com foco a futuras petições de registro.

O pesquisador coordena projeto que utiliza larvas de mariposas (Galleria mellonella), de besouro (Tenebrio molitor) e verme (Caernohabidits elegans) para substituir em parte às tradicionais cobaias, largamente utilizadas nos laboratórios, que custam mais caro e exigem infraestrutura como gaiolas e climatização. Entre as vantagens para os métodos alternativos está economia de tempo e de recursos financeiros, além de evitar o sofrimento de animais.

A participação no seminário da Anvisa é resultado do curso internacional sobre métodos alternativos, realizado no início deste mês, aqui na UEL, direcionado a pesquisadores de várias áreas. O curso teve carga horária de 80 horas e foi realizado com recursos do CNPq, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MICT) e o Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia.

O professor explica que a Anvisa dispõe de uma listagem com 17 métodos alternativos para serem utilizados no país. Ele acredita que as metodologias recomendadas representam modelos importados, sendo que o Brasil tem condições de reconhecer novas alternativas. "Estamos reproduzindo o que já é utilizado em todo o mundo, sendo que existe um grande potencial a ser explorado", salienta o professor. Para se ter uma dimensão dos novos caminhos, a própria UEL reproduz e pesquisa os modelos de mariposas, besouro e verme e deverá nos próximos meses introduzir experimentos com um peixe bastante "popular", Danio rerio, conhecido como paulistinha.

O seminário da Anvisa terá como ministrantes representantes do CNPq, MICT, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), da Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais (RENAMA) e do Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam).


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br