Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

25/08/2015

Biblioteca Setorial de Humanas completa 10 anos posssui-foto

A Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BSCH) completou 10 anos em funcionamento. Uma cerimônia que ocorreu nesta terça-feira (25) em frente ao prédio da biblioteca marcou o aniversário. A comemoração contou com a presença de servidores, diretores de Centros, alunos, antigos diretores, professores e convidados, além da apresentação do Coro do Campus, com repertório da música popular brasileira. Ao final da solenidade a professora e ex-diretora do Sistema de Bibliotecas, Sueli Bortolin, narrou a fábula "Verdade".

A Biblioteca foi inaugurada em agosto de 2005, como extensão do Sistema de Bibliotecas da UEL, e começou a funcionar com o Acervo Especial do CCH. Ao todo, a BSCH possui 97.395 mil livros, sendo que ao longo dos 10 anos já são mais de 2 milhões de empréstimos, além um milhão de frequentadores. O setor atende alunos dos cursos graduação e pós-graduação da área de Ciências Humanas que pertencem ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), Centro de Educação, Comunicação, Educação e Artes (CECA), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CESA) e Centro de Educação Física e Esporte (CEFE).

A chefe de divisão, Roseli Inácio Alves, destacou a dedicação e esforço da equipe do setor em busca da qualidade do atendimento, além da promoção do acesso da comunidade universitária à informação. Por outro lado, o diretor do CCH, professor Rolando Baltar, declarou que a Biblioteca Setorial causa impacto significativo na avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação da área de humanidades.

Para a diretora do Sistema de Bibliotecas, Maria Aparecida Letrari, é momento de celebrar mais um ano da história da biblioteca, cujo papel é promover o acesso à informação de qualidade. Ela lembrou que, além da Biblioteca Central (BC) e a Biblioteca Setorial de Ciências Humanas, o Sistema de Bibliotecas é formado por mais três bibliotecas setoriais, localizadas fora do Campus Universitário. Elas são do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Clínica Odontologia Universitária (COU), e do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ).

Vale ressaltar que entre os serviços ofertados aos usuários estão empréstimo de livro, e entre bibliotecas, visitas orientadas, comutação bibliográfica, além do acesso a materiais existentes em outras bibliotecas do país e normatização de documentos.