Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

21/07/2015

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (21-7-2015 - Terça-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.jornaldelondrina.com.br

UEL reserva parte das vagas do vestibular para o Enem

Marcelo Frazão

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu nesta segunda-feira (20) direcionar 580 vagas das 3.090 do vestibular para os melhores alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão marca a entrada da UEL no Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o que também significa mais recursos públicos para investimentos na instituição.

A medida foi referendada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no começo da noite desta segunda-feira (20).

Dos 54 cursos da UEL, 29 tiveram aprovação para adotar a nota do Enem como forma de entrada de novos alunos. Os cursos de Jornalismo e Administração também decidiram aderir, mas pediram mais tempo para definir o número de vagas reservadas para o Enem/Sisu, o que deve ocorrer até agosto.

Com a decisão, considerada histórica, o próximo vestibular da UEL, em dezembro, terá cerca de 2.510 vagas a serem disputadas. A decisão dos conselheiros deve provocar aumento da relação de candidatos/vaga na concorrência. Como o Enem acontece já em outubro, quem se sair bem no exame pode assegurar a vaga na UEL antes do vestibular. O candidato também pode tentar o próprio vestibular, caso considere a nota no Enem insuficiente após passar pelo teste.

Os cursos destinaram entre 10% e 50% das vagas para entrada pelo Enem. A UEL ainda deve divulgar um quadro fechado com as vagas destinadas ao novo formato, em cada curso.

"O Sisu amplia a possibilidade de acesso, não significa redução de vagas. Nosso vestibular não será substituído", afirmou a reitora. No Paraná, entre as universidades estaduais, apenas Uenp, Unicentro e Unioeste reservam vagas para o Sisu/Enem.

Veja a lista dos cursos da UEL que adotaram o Enem:

Agronomia, Administração, Arquivologia, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas (noturno), Ciências Econômicas (matutino), Ciências Sociais, Educação Física (bacharelado), Educação Física (licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Física (licenciatura), Física (bacharelado), Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Espanhol), Letras (Francês), Matemática (matutino), Matemática (noturno), Pedagogia, Psicologia, Química (integral), Química (licenciatura), Secretariado Executivo e Zootecnia.

*Jornalismo e Administração também serão incluídos, mas não definiram vagas.

UEL define novas datas para o vestibular; saiba como fica o calendário

Marcelo Frazão

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovou na tarde desta segunda-feira (20), de forma unânime, o calendário do próximo Vestibular.

A discussão estava represada em razão da greve, que provocou a suspensão de prazos anteriormente definidos e exigiu novas definições por parte dos conselheiros.

As provas da primeira fase estão marcadas para 6 de dezembro de 2015 e as da segunda fase ficaram para os dias 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro de 2016, com resultado em 21 de março. As inscrições para o vestibular acontecem entre 8 de setembro e 8 de outubro.

Datas alternativas

Os conselheiros tentaram encontrar datas alternativas para o vestibular. No entanto, como o ano letivo de 2016 na UEL deve começar no máximo até 11 de abril, não houve margem para outras datas porque os alunos já precisam estar matriculados para frequentar a instituição.

A decisão levou em consideração, inclusive, um pedido da APP-Sindicato, que solicitou à UEL flexibilidade com as datas do Vestibular, diante da expectativa de que o calendário da rede estadual ? também afetado pela greve - terminaria entre o fim de 2015 e fevereiro de 2016, de acordo com a decisão de cada unidade escolar.

A coordenadora do processo de seleção (Copese) da UEL, Cristina Bulhões Simon, alegou que em outras datas haveria problemas, justamente, com o uso das escolas estaduais para aplicação das provas. "Além disso, também temos que driblar outros eventos", explicou, alertando os conselheiros sobre as coincidência do vestibular da UEL com a primeira fase de outras universidades, como Unesp (15 de novembro), Unicamp (22 de novembro), USP (29 de novembro) e UEM (14,15 e 16 de fevereiro).

Alguns conselheiros tentaram consenso sobre outras datas ? como fazer a segunda fase depois do Carnaval (16 de fevereiro). A proposta, no entanto, foi rejeitada. "Não há muitas opções de escolha e podemos até correr risco de muitas ausências", disse a coordenadora da Copese. A reitora Berenice Jordão também alegou dificuldades de datas alternativas: "ão muitas variáveis a serem consideradas. Nada simples" afirmou.

www.folhadelondrina.com.br