Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

26/06/2015

Tecpar avalia equipamento utilizado em fiscalização estadual

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) realizou a avaliação técnica para a homologação da solução SAT Fiscal da Bematech, equipamento que permite enviar informações à Receita Estadual mesmo com a interrupção da internet. O modelo do equipamento inspecionado pelo Tecpar foi desenvolvido pela Bematech, que buscou a avaliação do instituto para poder comercializar a plataforma no estado de São Paulo, onde o seu uso passará a ser obrigatório a partir de 1º de julho.

A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo realiza um projeto-piloto para substituir os atuais equipamentos fiscais pela plataforma SAT. Antes do equipamento da Bematech ser levado para homologação da secretaria, foi inspecionado pelo Tecpar. De acordo com Claudio Busatto, um dos responsáveis pela equipe que avaliou a solução, é provável que outros estados venham a aderir à plataforma SAT após a sua validação em São Paulo.

"O equipamento dá mais segurança à transação de informações fiscais e é mais adequado à infraestrutura de telecomunicações brasileira, pois possibilita o registro fiscal de uma venda mesmo sem que haja acesso à internet naquele momento", explica Busatto. Hoje a maioria dos estados brasileiros, entre eles o Paraná, utiliza para o registro fiscal das vendas as impressoras fiscais (ECF), que não necessitam de conexão com a internet, e a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).

No Paraná, de acordo com o cronograma da Receita Estadual, a adesão de todas as empresas do Estado deve acontecer até janeiro de 2016. No dia 1º de julho, porém, postos de combustíveis Substituirão a plataforma ECF pela NFC-e.

Com a tecnologia NFC-e, o varejista transmite os dados fiscais à Secretaria da Fazenda de seu estado e imprime um comprovante no ato da compra que permite ao consumidor consultar o documento fiscal via internet.

A limitação da NFC-e, porém, está relacionada à interrupção da internet. Caso o acesso à rede não esteja disponível, a validação é feita localmente, utilizando plataforma padrão (PC). Com o SAT, entretanto, a falta de internet não prejudica a venda, segundo Busatto. Isso porque mesmo sem acesso à internet, o próprio equipamento, que tem um hardware desenvolvido especialmente para esta finalidade, faz a validação para transmiti-la à Receita Estadual quando o acesso for restabelecido.

O setor responsável pela homologação do equipamento SAT é o Tecpar Cert, divisão do Tecpar responsável pela certificação de produtos e sistemas que atua em todo o país há 18 anos. A certificação inclui componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos, produtos orgânicos e produção integrada de frutas, cadeia de custódia, sacos de papel e unidades armazenadoras.

Outras informações sobre a unidade de negócios do Tecpar no endereço www.tecparcert.com.br.