Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

29/05/2015

Londrina terá Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue

Iniciativa visa incentivar as pessoas a doarem sangue com regularidade

Atividades vão acontecer de 1 a 15 de junho, para incentivar doações ao Hemocentro que atende 17 hospitais públicos da cidade e região

Na próxima segunda-feira, 1º de junho, às 19 horas, durante solenidade na Câmara de Vereadores, será aberta a 1ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue, evento promovido pelo Governo do Paraná por meio do Hemocentro Regional de Londrina, integrante do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), com apoio da Prefeitura de Londrina e da Câmara de Vereadores. A campanha 'Doe sangue! Salve vidas' conta com diferentes atividades e envolve o dia 14 de junho, data na qual se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Criada pela lei 12.037/2014, por iniciativa do vereador Tio Douglas (PTB), a Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue busca incentivar as pessoas a doarem sangue com regularidade. Este ano, a iniciativa tem como parceiros universidades locais, entidades do Sistema S (Sest/Senat, Senai, Sesi, Senac e Sesc), Sercomtel. Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina - BPW Londrina, Conselho da Mulher Empresária e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

Assiduidade - Segundo dados do Hemocentro Regional, vinculado ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), são coletadas mensalmente 1.200 bolsas de sangue, que abastecem quatro hospitais públicos em Londrina e outros 13 instalados na área de atuação da 17ª Regional de Saúde. De acordo com o diretor médico do Hemocentro, Fausto Trigo, para que 100% dos leitos públicos sejam cobertos por estoque de sangue, é preciso triplicar o número de doações.

O hematologista alerta que a ideia, com a realização da Quinzena Municipal não é um chamamento para que todos doem sangue neste momento, mas sim que pensem na importância de doar com regularidade. 'Seria ótimo, por exemplo, se as pessoas fizessem a doação vez por ano, no mês do seu aniversário', afirma Trigo, lembrando que segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,3% da população doa sangue repetidamente.

Infraestrutura - O vereador Tio Douglas lembra que além de informar a população sobre a importância da doação de sangue, o objetivo da Quinzena nesta primeira edição, é alertar os órgãos competentes para a necessidade de criação de um espaço de coleta do Hemocentro Regional na área central da cidade, já que o serviço está localizado ao lado do HU, na Zona Leste de Londrina.

'O ideal, além de um ponto de coleta no Centro, seria o Hemocentro contar com mais 20 funcionários, o que permitiria o atendimento em período integral e a circulação do ônibus de coleta em todos os dias da semana', complementa o vereador. Recentemente, o Hemocentro teve que interromper temporariamente o atendimento no período da manhã por falta de recursos humanos.

Programação - Embora a abertura oficial da Quinzena esteja programada para a noite da segunda-feira na Câmara de Vereadores, as atividades relativas ao evento terão início no próximo dia 1º, às 8 horas, na escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães ( rua Maurício de Nassau, 329, Jardim Mazzei) com uma palestra e apresentação de vídeo institucional para alunos da 5ª série.

Na verdade, a 1ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue contará com várias atividades em escolas, panfletagens, apresentação de espetáculo e blitzes educativas em ruas e outros espaços públicos. Estas e outras informações específicas estão disponíveis na internet, no endereço http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/quinzena/site/index.html.

Confira a programação completa da Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue:

1º de junho (segunda-feira), das 8 às 19 horas - Início da campanha 'Doe Sangue! Salve Vidas! Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue', Lei Municipal nº 12.037/2014, Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, localizada na Rua Maurício Nassau, 329, Jardim Mazzei.

2 de junho (terça-feira), das 14 às 17 horas - Panfletagem no Calçadão, na Avenida Paraná, em frente ao Banco Itaú e Banco do Brasil.

3 de junho (quarta-feira) - Trote solidário Digital nas Universidades, sob coordenação do Hemocentro Regional de Londrina.

7 de junho (domingo), às 16h30 - Apresentação do espetáculo 'Quem me viu, mentiu' pelo grupo Tricolé Cultural, panfletagem na Praça Nishinomya, Avenida Santos Dumont, ao lado do Aeroporto de Londrina.

8 de junho (segunda-feira), das 14h30 às 16 horas - Blitze educativas 'Doe Sangue!' Salve Vidas!Quinzena Municipal de Conscientização à doação de Sangue', Lei Municipal 12.037/2014. As atividades vão ocorrer nas avenidas Higienópolis e Dez de Dezembro.

10 de junho (quarta-feira), das 9 às 11 horas - Reunião com lideranças de diferentes segmentos na sede do Hemocentro Regional de Londrina, ao lado do HU, na Rua Cláudio Donizete Rezende, 156, Jardim Aruba.

11 de junho (quinta-feira), às 19 horas - Encerramento oficial da campanha, e entrega de certificados de reconhecimento público a doadores de sangue na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Rua Minas Gerais, 297, 1º andar.

13 de junho (sábado), das 9h30 às 12h30 - Panfletagem no Calçadão.

Com informações da Prefeitura de Londrina.