Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

27/05/2015

Eventos de Geografia destacam estudos territoriais e reforma agrária posssui-foto

Eventos prosseguem até a próxima sexta-feira, dia 29, no Campus Universitário

Teve início nesta terça-feira (26), o VIII Seminário Estadual de Estudos Territoriais, a III Jornada de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná e a XXXI Semana de Geografia da UEL, promovidos pelo Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE). A abertura oficial foi realizada na terça-feira (26), no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), com reprodução de vídeo sobre o dia 29 de abril, além da apresentação cultural da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Antônio Carlos Vitte, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sobre o tema 'Um século de Geografia brasileira sob um prisma epistemológico'. Os três eventos seguem até a próxima sexta-feira, dia 29. Serão palestras, apresentação de trabalhos e visitas de campo, com temas diversos, como Geografia Urbana e Agrária, Política e Poder, Meio Ambiente e Saúde, Territórios e Fronteiras, Identidade e Cultura, Turismo e Desenvolvimento, e Ensino de Geografia.

A mesa de abertura foi composta pela diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE), Sueli Mayumi Obara Doi, chefe do Departamento de Geociências, Nilson César Fraga, coordenador do Colegiado de Geografia, Carlos Alberto Hirata, professora do Núcleo Docente Estruturante do colegiado do curso de Geografia, Roseli Maria de Lima, e coordenadora geral do evento, Eliane Tomiasi Paulino.

No dia 29, em que se comemora o Dia do Geógrafo, será o encerramento dos eventos com a palestra do professor João José Bigarella (UFPR), que abordará o tema 'Deriva continental e questões ambientais atuais'.

'Terra Cabloca' - O Centenário da Guerra do Contestado: Falas Insurgentes ocorreu nesta quarta-feira (27), no período da tarde, no CCE, com o debatedor professor Nilson Cesar Fraga, da UEL

CCE - Os três eventos contam com o apoio do Departamento de Geociências, do CCE, Centro Acadêmico de Geografia, Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito (GEOTMAC), e Laboratório de Análises Territoriais Campo-Cidade (LATEC).

Toda a programação dos eventos está disponível no endereço https://xxxisemageouelterritorioagraria.wordpress.com/ .