Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

20/05/2015

Geociências promove três eventos conjuntos

O Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE), promove de 26 a 29 deste mês três eventos conjuntos: VIII Seminário Estadual de Estudos Territoriais, III Jornada de Pesquisadores sobre a Questão Agrária no Paraná e XXXI Semana de Geografia da UEL. A abertura oficial será às 19 horas, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), seguida de palestra com o professor Antonio Carlos Vitte (Universidade de Campinas), que abordará o tema: 'Um século de Geografia brasileira sob um prisma epistemológico'.

Os eventos vão abordar temas diversos, como Geografia Urbana e Agrária, Política e Poder, Meio Ambiente e Saúde, Territórios e Fronteiras, Identidade e Cultura, Turismo e Desenvolvimento, e Ensino de Geografia. O credenciamento dos participantes terá início às 8 horas, no dia 26. No dia 27, a manhã será reservada aos trabalhos do Observatório da Questão Agrária no Paraná/Rede de Pesquisadores da Questão Agrária no Paraná, que une as universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, além da UFPR. À tarde, será lançado o documentário 'Terra Cabocla: o centenário da Guerra do Contestado: Falas Insurgentes', que será debatido. À noite, novamente no Anfiteatro Cyro Grossi, o professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP) desenvolverá do tema 'Um século de conflagração pela terra'.

O dia 28 será dedicado, manhã e tarde, a revisitas em campo, sob a perspectiva da reforma agrária. À noite, no Cyro Grossi (CCB), a professora Ângela Massumi Katuta (UFPR/Litoral), falará da 'Educação do campo como prática docente política emancipatória'. O dia 29, Dia do Geógrafo, terá manhã e tarde reservadas para apresentação de trabalhos, em várias salas do Centro de Ciências Exatas. A palestra de encerramento será à noite, no Anfiteatro Cyro Grossi, com o professor João José Bigarella (UFPR), que abordará o tema 'Deriva continental e questões ambientais atuais'.

Os eventos contam com vários apoiadores: Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Centro Acadêmico de Geografia, Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito (GEOTMAC), e Laboratório de Análises Territoriais Campo-Cidade (LATEC).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3371-4306, ou pelo e-mail: labgeotmac@gmail.com .