Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

05/05/2015

Rondonistas destacam experiências no Projeto Rondon posssui-foto

Rondonistas entregam troféu à reitora

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, recebeu nesta terça-feira (05), na Reitoria, o grupo de oito rondonistas da UEL que participaram, no início do ano, de 24 de janeiro a 7 de fevereiro, da Operação Porta do Sol (grupo B) do Projeto Rondon, que ocorreu na cidade de Tacima, ao norte da Paraíba e beneficiou cerca de 1500 moradores da região. O grupo entregou troféu de participação no Projeto Rondon à reitora da UEL.

Eles foram acompanhados pela professora Carmen Hilst, do Departamento de Clínicas Veterinárias (CCA), e o professor Carlos Alberto Miqueloto, do Departamento de Biologia Geral (CCB). Os trabalhos, realizados pelos alunos, envolviam oficinas e atividades nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia Social e Produção, com foco no desenvolvimento sustentável. Também foi realizada uma oficina de teatro.

Os alunos contaram como foi a experiência na Paraíba, no que diz respeito os trabalhos nas respectivas áreas de estudos: Agronomia, Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Ciências Econômicas e Ciências Sociais. Embora tenham sido recebidos de maneira calorosa pelos habitantes da região, o grupo também mencionou as condições precárias da população, como a seca que assola a região, além das condições precárias de higiene e saneamento, mas em contrapartida recordaram a recepção calorosa dos habitantes da região.

A participação da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Bauru (SP), no grupo A, também foi mencionada pelos participantes como uma troca de conhecimentos e valores no projeto. Ao final, a reitora parabenizou os rondonistas reforçando a importância da troca mútua de integração e construção de aulas com as experiências obtidas, além de contribuírem para uma sociedade melhor.