Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

27/04/2015

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (26-4-2015 - Domingo)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.jornaldelondrina.com.br

Competição entre calouros da UEL faz crescer as doações de sangue ao Hemocentro

Trote solidário de recepção aos calouros da UEL fez aumentar número de doações de sangue

Já se passou um mês desde que as aulas do novo período letivo tiveram início na Universidade Estadual de Londrina (UEL), mas o famoso trote de recepção aos calouros continua. E, graças a isso, o Hemocentro da UEL está conseguindo aumentar o número de coletas de sangue. A Gincana Solidária de Doação de Sangue, com o Trote Solidário Digital, tem movimentado calouros e veteranos na competição de qual curso registra mais doações de sangue.

O Hemocentro ainda prepara a primeira parcial da competição, que vai até novembro. Mas alguns cursos já se destacam. ?Geografia, enfermagem, arquitetura, farmácia e medicina têm registrado muitas doações. Do curso de medicina, vários alunos de outros anos têm participado?, conta o médico do Hemocentro, Leandro Diehl.

Segundo ele, a ideia é que os calouros doem e levem amigos e familiares para doar também, estimulando a prática da cidadania e solidariedade. ?Queremos estimular a doação e formar doadores regulares.?

Mesmo com as possíveis paralisações e greves, Diehl ressalta que o atendimento no Hemocentro não cessa. ?É serviço essencial, não para. Mesmo com greve, continuamos atendendo em horário normal.?

Juliana Aparecida de Lima Simões é prova de que a estratégia funcionou. Estudante do segundo ano de matemática, ela nunca tinha doado sangue antes, mas resolveu doar, incentivada pela gincana. ?Sempre quis doar, mas ia deixando para depois. As pessoas falam coisas por aí que acabam desestimulando, como o tamanho da agulha?, justifica. ?Mas foi supertranquilo e rápido.?

Ela tem incentivado os calouros a participarem e buscarem mais pessoas para doar. ?Tem gente que não pode doar, por causa do peso ou outras restrições. Mas eles podem levar amigos, familiares e alguns têm conseguido grupos de doadores.?

O Hemocentro fica na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, ao lado do Hospital Universitário, e funciona de segunda a sexta-feira (13 às 18 horas), e aos sábados (8 às 17h30).

Juliana Gonçalves