Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

23/04/2015

Estudante paquistanês conclui doutorado em dois anos

Shahzad Akbaykhan é professor titular da University of Poonch Rawalakot

O estudante de pós-graduação em Patologia da UEL, Shahzad Akbaykhan Khan, proveniente The University of Poonch Rawalakot, do Paquistão, defende doutorado na próxima terça-feira (28), às 8h30, na sala 201 do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. Seria mais uma etapa vitoriosa de um pesquisador ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Patológicas da UEL, não fosse o rápido tempo que o estudante conseguiu concluir seus estudos, tendo como limitadores a diferença cultural e o idioma.

A tese aprofunda estudos sobre o sistema de defesa de aves 'Efeito Imunotoxicopatologico de Ocratoxina (OTA) e Associado a Fumonisina B (FB1) em modelo experimental em pintainhos'. Shahzad Khan chegou em Londrina em 2013 com a missão de fazer doutorado junto ao Departamento de Ciências Patológicas, do CCB. A escolha do Brasil, diz ele, se deu pela experiência de sua orientadora, a professora Eiko Nakagawa Itano. Ele trabalha com aves, tem graduação em Medicina Veterinária; mestrado na área de Microbiologia e agora doutorado na área de Patologia.

Como se não bastasse o curto espaço de tempo em que conseguiu concluir os estudos, Shahzad Khan conta que foi possível produzir intensivamente. Neste tempo ele publicou um artigo, e ainda acumula dois submetidos e outros três já concluídos. Sobre a experiência no Brasil, o paquistanês afirma que trata-se de um país amigável, onde é possível estabelecer laços verdadeiros e abrir oportunidades. Foi neste ambiente que ele conseguiu aprender português e se aprofundar nos estudos, sempre com apoio da orientadora, a professora Eiko Nakagawa Itano, que ele considera como uma segunda mãe.

Segundo o estudante, esta proximidade foi fundamental para superar as diferenças culturais, as saudades da família e enfim, se adaptar em um novo ambiente. Ele tem previsão de retornar para o Paquistão já na primeira semana de maio, quando reassume o cargo de professor titular da The University of Poonch Rawalakot, cargo que ocupa desde 2007, junto ao Departamento de Patobiologia. A expectativa do estudante é retornar ao Brasil no próximo ano para dar continuidade aos estudos.