Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

16/04/2015

Simpósio debate a reprodução animal na Expolondrina 2015 posssui-foto

Simpósio prossegue até às 18 horas desta quinta-feira

Teve início na manhã desta quinta-feira (16) o 5º Simpósio de Eficiência em Produção e Reprodução Animal. Uma parceria da UEL com a Sociedade Rural que prossegue até às 18 horas, no Recinto Milton Alcover, como parte dos eventos técnicos e científicos da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expolondrina 2015). A palestra de abertura foi proferida pelo professor Roberto Sartori da Universidade de São Paulo (USP), com o tema produção leiteira.

O objetivo é abordar técnicas de biotecnologia mais avançadas para reprodução animal, e métodos que investem na melhora da produtividade de rebanhos. O evento conta com a participação de alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootenia e Agronomia, além de profissionais da área, entre eles pecuaristas e pesquisadores.

Segundo o professor Marcelo Seneda, do Departamento de Clínicas Veterinária (DCV), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que colaborou com a organização o evento, os temas apresentados no simpósio contribuem para a formação dos profissionais da área.'O agronegócio é um setor muito estratégico para o Brasil. Nós temos o maior rebanho comercial do mundo e, com isso, o desafio de produzir sempre mais e melhor. Não desmatar, ter um processo eficiente e sustentável é um dos objetivos e isso só é possível com estudos e uso de tecnologia', afirma.

Para o veterinário Carlos Melanda, que participa desde o primeiro simpósio, quando ainda era estudante da Universidade, houve uma melhora a cada ano. 'As palestras estão mais técnicas e isso é muito bom. Elas são voltadas para o dia a dia tanto do campo, como do laboratório', conta. O evento conta também com palestras de pesquisadores, como a Médica Veterinária, Luciana Marinho, e o empresário Gustavo Santo, da Sheepembryo - Reprodução de Ovinos e Caprinos, e ainda com o pesquisador Pietro Baruselli, da USP, além de Perla Fleuri, da In Vitro Brasil.