Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
15/04/2015  

Projeto resgata saúde de servidores técnico administrativos posssui-foto

Agência UEL

Reunião entre dirigentes da UEL definiu detalhes do programa

Cento e cinquenta servidores técnico administrativos de seis unidades da UEL (Assessoria de Tecnologia, Rádio, Prefeitura do Campus, Divisão de Serviços Gráficos, EDUEL e Biblioteca) iniciam nos próximos dias atividades físicas monitoradas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. A ação integra o projeto Espaço Saúde Intervenções Diversificadas para os Servidores da UEL, coordenado pelo professor Ronaldo José Nascimento, do Centro de Educação Física (CEFE).

O programa foi motivado após os resultados dos últimos exames periódicos realizados, que identificaram um quadro de síndrome metabólica neste grupo de agentes universitários, que apresentaram alterações importantes nos níveis de glicemia, colesterol e pressão arterial. Os exames ainda demonstraram desequilíbrio no Índice de Massa Corpórea (IMC).

Segundo o Pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari, a proposta é atacar o problema pontual que aflige este grupo de servidores, que terão oportunidade de modificar o quadro de saúde, com atividades físicas supervisionadas. Paralelamente serão realizados exames periódicos a cada quatro meses e o acompanhamento de uma nutricionista. Os exercícios serão realizados no Espaço Saúde da UEL, montado na Prefeitura do Campus.

De acordo com o Pró-reitor, a Universidade deverá liberar estes servidores por 30 minutos, em horários fixos, nos períodos da manhã, no intervalo do almoço e no fim de tarde. A proposta é definir uma escala de horário prévia, para evitar descontinuidade das atividades nas unidades. Nesta quarta-feira (15), diretores e responsáveis pelos órgãos receberam correspondências informando sobre o projeto. Uma carta pessoal será encaminhada para os agentes universitários, informando sobre os resultados dos exames e a importância da atividade física para modificar o quadro de síndrome metabólica.

'A Universidade vai dar sua cota de colaboração, esperamos a adesão destes servidores para que possamos atingir os objetivos', ponderou o Pró-reitor. Segundo o coordenador do projeto, se os agentes universitários se empenharem nas atividades físicas periódicas, em seis meses já será possível reverter o quadro de saúde, com redução dos níveis extremos de colesterol e glicemia. 'Nossa intenção é que este projeto possa ser adotado continuamente, como uma ação institucionalizada', definiu ele. 


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br