Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

15/04/2015

Projeto resgata saúde de servidores técnico administrativos posssui-foto

Reunião entre dirigentes da UEL definiu detalhes do programa

Cento e cinquenta servidores técnico administrativos de seis unidades da UEL (Assessoria de Tecnologia, Rádio, Prefeitura do Campus, Divisão de Serviços Gráficos, EDUEL e Biblioteca) iniciam nos próximos dias atividades físicas monitoradas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. A ação integra o projeto Espaço Saúde Intervenções Diversificadas para os Servidores da UEL, coordenado pelo professor Ronaldo José Nascimento, do Centro de Educação Física (CEFE).

O programa foi motivado após os resultados dos últimos exames periódicos realizados, que identificaram um quadro de síndrome metabólica neste grupo de agentes universitários, que apresentaram alterações importantes nos níveis de glicemia, colesterol e pressão arterial. Os exames ainda demonstraram desequilíbrio no Índice de Massa Corpórea (IMC).

Segundo o Pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari, a proposta é atacar o problema pontual que aflige este grupo de servidores, que terão oportunidade de modificar o quadro de saúde, com atividades físicas supervisionadas. Paralelamente serão realizados exames periódicos a cada quatro meses e o acompanhamento de uma nutricionista. Os exercícios serão realizados no Espaço Saúde da UEL, montado na Prefeitura do Campus.

De acordo com o Pró-reitor, a Universidade deverá liberar estes servidores por 30 minutos, em horários fixos, nos períodos da manhã, no intervalo do almoço e no fim de tarde. A proposta é definir uma escala de horário prévia, para evitar descontinuidade das atividades nas unidades. Nesta quarta-feira (15), diretores e responsáveis pelos órgãos receberam correspondências informando sobre o projeto. Uma carta pessoal será encaminhada para os agentes universitários, informando sobre os resultados dos exames e a importância da atividade física para modificar o quadro de síndrome metabólica.

'A Universidade vai dar sua cota de colaboração, esperamos a adesão destes servidores para que possamos atingir os objetivos', ponderou o Pró-reitor. Segundo o coordenador do projeto, se os agentes universitários se empenharem nas atividades físicas periódicas, em seis meses já será possível reverter o quadro de saúde, com redução dos níveis extremos de colesterol e glicemia. 'Nossa intenção é que este projeto possa ser adotado continuamente, como uma ação institucionalizada', definiu ele.