Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

27/03/2015

PRORH testa ferramenta para agilizar aposentadorias posssui-foto

Programa será aprimorado pela PRORH, com previsão de uso a partir de maio

A Pró-reitoria de Recursos Humanos deu mais um passo previsto em seu planejamento de ações para agilizar o encaminhamento de pedidos de abono de permanência e aposentadorias de servidores da UEL. Foi apresentado nesta sexta-feira (27) ao grupo de funcionários e estagiários que tem se ocupado da montagem de processos a serem mandados para a Paranaprevidência, uma ferramenta de informática desenvolvida pelo Serviço de Apoio Técnico da Pró-Reitoria especialmente para facilitar esse trabalho. O programa, agora, será colocado em teste, e deverá estar em uso regular a partir de maio, segundo o pró-reitor Leandro Altimari.

Altimari disse que as providências tomadas desde agosto, quando começou o processo de planejamento, já produziram bons efeitos. "No período anterior ao segundo semestre do ano passado, houve um grande volume de pedidos, e a própria saída de alguns servidores, por terem se aposentado, fez com que a Divisão de Aposentadoria e Benefícios ficasse impossibilitada de dar o atendimento devido. Houve processos que demoraram um ano para ser enviados à Paranaprevidência. Hoje, esse prazo já não passa de em três meses", informou. Hoje estão em tramitação 91 pedidos de aposentadoria e 65 pedidos de abono de permanência.

A Divisão de Aposentadoria e Benefícios foi reestruturada em relação a espaço físico e pessoal - vieram funcionários do Hospital Universitário para ajudar, e foram recrutados estagiários. Agora, com a ferramenta de informática, também o processo de trabalho ficará mais ágil.

As providências não terminam aí. Segundo o professor Altimari, existe um plano para acolher solicitações de abono de permanência e aposentadorias de funcionários e docentes do HU/CCS lá mesmo, sem que os interessados tenham que se dirigir à PRORH para obter informações e entregar a documentação.

"O número de servidores do HU/CCS que deverá se aposentar nos próximos anos será muito grande", diz o professor. Para que esse plano seja colocado em prática, será necessária aprovação do Conselho de Administração.

Agendamentos - A Divisão de Aposentadoria e Benefícios da PRORH comunica que está sendo feito o reagendamento de todos os atendimentos que estavam programados para os meses de fevereiro e março, no período em que a UEL esteve em greve. Todos os servidores que estavam agendados devem aguardar um comunicado com a nova data.