Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

25/03/2015

OSUEL abre temporada 2015 no Mãe de Deus, no domingo posssui-foto

Concerto celebra 31 anos da OSUEL e 70 da Escola de Música do Mãe de Deus

Tem início no próximo domingo (29) a Temporada Ouro Verde 2015 da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), que este ano comemora 31 anos de existência. O concerto começa a partir das 10h30, na Capela do Colégio Mãe de Deus, no centro de Londrina, com entrada gratuita. O programa também vai celebrar os 70 anos da Escola de Música do Mãe de Deus, destacando compositores como Sibelius, Camargo Guarnieri e Mozart.

O programa começa com "Andante Festivo", de Jean Sibelius, em comemoração aos 150 anos de nascimento do compositor. A peça é importante porque foi a única gravada com o próprio Sibelius na regência (1939). O programa traz ainda "Concerto para Orquestra de Cordas e Percussão", de Camargo Guarnieri, e "Sinfonia nº 36 em Dó Maior (Linz)", de Wolfgang Amadeus Mozart. A primeira é uma composição tipicamente nordestina, incluindo o ritmo do coco, originário do litoral pernambucano. Já a sinfonia "Linz" (cidade austríaca onde foi composta) foi escrita em apenas 6 dias e, em seus movimentos, homenageia Haydn. As peças serão executadas por mais de 40 músicos.

O concerto marca a estreia de Alessandro Sangiorgi como regente convidado. Italiano, formado pelo Conservatório de Milão, começou sua carreira internacional em Israel, em 1989, regendo a Orquestra Sinfônica de Jerusalém. De 1990 a 1993, foi Maestro Residente pelo Teatro Municipal de São Paulo. No Brasil, regeu ainda as Orquestras Sinfônicas Brasileira, de São Paulo, da Bahia, da USP, Municipal de Campinas, de Porto Alegre, da Petrobras e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi também regente do Theatro da Paz (Belém), do Theatro São Pedro (Porto Alegre), e da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Apresenta-se regularmente na Europa, tendo sido convidado para espetáculos na Suíça, Croácia, Itália, Romênia, Sérvia, Eslováquia e República Tcheca. De 2002 a 2010, foi regente titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica do Paraná, tendo sido responsável por várias estreias mundiais e pelo retorno das montagens de ópera.

OSUEL - Mais antiga orquestra sinfônica do Paraná, a OSUEL foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, com o objetivo de interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo, com ênfase na música brasileira; e dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de Música.

A OSUEL é formada por músicos profissionais, contratados por concurso público. Além dos concertos de gala, realiza os concertos didáticos, dentro de um projeto educacional que contribui para a formação cultural de estudantes da rede de ensino. A orquestra gravou seu primeiro CD em 1999, e em 2003 recebeu a "Comenda Ouro Verde" da Câmara Municipal de Londrina.

Mãe de Deus - A Escola de Música do Colégio Mãe de Deus começou suas atividades em 1945, com a aquisição de seu primeiro piano. A instituição foi oficializada, em âmbito estadual, em 15 de outubro de 1956, como Conservatório Musical Mãe de Deus. O reconhecimento federal veio em 1o de fevereiro de 1965, elevando ao nível superior os estudos de piano, violino e acordeon, passando a ser chamado de Faculdade de Música Mãe de Deus, que funcionou até 1983.

A Escola foi pioneira, no Brasil, do Método Suzuki, ainda nos anos 70. Além disso, o Colégio Mãe de Deus tem a Educação Musical como parte do currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para a comunidade oferece cursos de acordeon, baixo elétrico, canto erudito e popular, piano, teclado, violino, viola de arco, violoncelo, violão popular e clássico, guitarra elétrica, flauta doce e transversal, coral e musicalização para crianças e bebês.

Serviço: Abertura da Temporada Ouro Verde 2015 (OSUEL); Data: 29 de março, às 10h30. Local: Capela do Colégio Mãe de Deus. Entrada gratuita