Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
24/03/2015  

JORNAL NOTÍCIA 1.326 (25-3-2015) posssui-foto

Agência UEL

        

Estudantes de Espanhol fazem estágio na Argentina

Programa recebe pesquisador da Austrália

Ano letivo começa e 14 mil estudantes voltam às aulas

Estudantes conquistam 1º lugar na Campus Party

Fórum reforça intercâmbio e mobilidade acadêmica

Acontece

Manual alerta sobre a prevenção da úlcera por pressão

EDUEL

EXPEDIENTE

Estudantes de Espanhol fazem estágio na Argentina


O estudante Massao Kawahama durante atividade na Escuela Superior, em Córdoba, Argentina

MIRIAN PERES DA CRUZ

Acadêmicos do 4º ano do curso de Letras - Modalidade Licenciatura - Habilitações: Língua Espanhola e Respectivas Literaturas participaram da 1ª edição do estágio curricular de licenciatura no exterior. O grupo passou um mês na "Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano", que pertence à Universidad Nacional de Córdoba, localizada na Argentina. Ao todo foram 120 horas de atividades acadêmicas certificadas, denominadas de Práticas Docentes Internacionais. 

A Instituição argentina atende mais de dois mil estudantes. Além de atividades acadêmicas e culturais, os alunos Felipe Fontana Domingues, Laís Vitto da Silva e Massao Kawahama, realizaram observações em sala aula e regência, que incluíram atividades pedagógicas e prática docente com estudantes de 11 a 13 anos. Eles foram diretamente supervisionados pela professora Valdirene Zorzo Veloso, diretora do Laboratório de Línguas da UEL.

"Foi uma experiência ímpar que proporcionou a imersão na cultura de um país de fala hispânica, e mais o conhecimento da rotina acadêmica da escola de outro país, com uma dinâmica diferenciada", observou a professora Valdirene. A docente da UEL conta que o planejamento e organização prévia das atividades, inclusive de orientação, foram elaboradas em conjunto com as professores da escola Argentina, Verónica Seguí, coordenadora da área de Espanhol, e Raquel Carranza, vice-diretora Pedagógica. 

O foco das atividades foram elementos da cultura brasileira em contraste com a cultura argentina, como Literatura de Cordel, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Folclore. ?A base da prática pedagógica do estágio foi a interdisciplinariedade, a partir das artes plásticas, conceitos de reciclagem e práticas culinárias?, disse a professora. Vale destacar que o grupo da UEL contou com o apoio da Divisão Central de Estágio e Intercâmbio, da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

Os contrastes entre a cultura brasileira e argentina chamaram a atenção do estudante Felipe Fontana. "Para os alunos argentinos foi a descoberta da cultura e costumes de um país vizinho", destacou ele. Já a estudante Laís Vitto viveu a primeira experiência no exterior. Ela ressaltou a receptividade de alunos e professores da escola. O grupo, segundo ela, se mostrou participativo em todos os momentos, dentro e fora da sala de aula. "Fizemos uma pesquisa por meio de questionário com os alunos da escola, o que mostrou que o trabalho na instituição foi avaliado de maneira positiva", acrescentou Laís. Outro destaque entre os alunos, segundo ela, foi a "Clase de cocina Brasileña", que abordou junto aos alunos elementos e sabores da cozinha brasileira.


A professora Valdirene Veloso (segunda à esquerda) com os estudantes

"Gostei da hospitalidade do povo argentino, sempre prestes a ajudar, com informações sobre a cultura do país ou da língua", apontou outro integrante do grupo, o estudante Massao Kawahama. Ele observa ainda que a experiência contribui de maneira significativa para a atuação profissional deles como professores de Língua Espanhola no Brasil. 

O convênio que visa a mobilidade acadêmica e intercâmbio entre a UEL e a Universidad Nacional de Córdoba foi assinado em setembro do ano passado pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, e representantes da Instituição Argentina. A parceria visa a mobilidade acadêmica entre alunos e professoras das duas Universidades, inclusive alunos e professores do Colégio de Aplicação da UEL e a Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano, equivalente à escola de aplicação, chamada de "escuela preuniversitaria".
Voltar

Programa recebe pesquisador da Austrália


Equipe de docentes do CCS que participa das pesquisas

MIRIAN PERES DA CRUZ

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), recebe o professor e pesquisador Michael Maes, da Deakin University (Austrália), dentro do programa "Pesquisador Visitante Especial". Maes é referência internacional na área de neurociências, e desde o ano passado desenvolve estudos em parceria com os professores do CCS, entre eles Décio Sabbatini Barbosa, Sandra Odebrechet Vargas Nunes e Heber Odebrechet Vargas. 

Em Londrina, o pesquisador desenvolve atividades de pesquisa dentro do projeto "Tabagismo e Comorbidades Psiquiátricas: Avaliação de marcadores biológicos de impacto e terapias de cessação de tabagismo", coordenado pelos professores Sandra Odebrecht Vargas Nunes, do Departamento de Clínica Médica, e Décio Sabbatini, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, e coordenador do Programa de Pós-graduação.    

O objetivo do projeto é analisar a influência do programa de cessação do tabagismo junto ao Centro de Referência de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (CRATT), da UEL. A iniciativa visa investigar os parâmetros inflamatórios e de estresse oxidativo em fumantes portadores, ou não, de transtornos depressivos, além de analisar parâmetros inflamatórios e de estresse oxidativo em pacientes bipolares fumantes e nunca fumantes. 

O professor Décio Sabbatini Barbosa explica que o projeto vai dar origem a outros estudos ligados a neurociências. Ele ainda destaca que o pesquisador é especialista no delineamento de projetos de pesquisa, sendo que possui amplo domínio na aplicação e interpretação de testes estatísticos que auxiliam no entendimento dos resultados. Além do primeiro período de três meses que o pesquisador esteve em Londrina no ano passado, ele vai permanecer outros três meses na cidade, devendo retornar em 2016. Ao todo serão nove meses de trabalho junto aos pesquisadores da UEL.

Na avaliação do médico Heber Odebrechet Vargas, professor do Departamento de Clínica Médica, a vinda do pesquisador de renome internacional abre possibilidades de parcerias com institutos de pesquisa para o desenvolvimento de futuros projetos de ponta no mundo. "É necessário estabelecer as principais influências das doenças mentais na imunidade do indivíduo, inclusive considerando diferentes patologias", explica. O médico acrescenta ainda que Maes estuda a depressão sob a ótica de uma doença inflamatória, assim como o diabetes e doenças cadiorvasculares.


Michael Mães: "A UEL é a única Instituição que investe na pesquisa com base na interação de diferentes áreas"

ARTIGOS - Maes foi autor da pesquisa que revelou que a depressão clínica constitui doença sistêmica caracterizada por aumento dos níveis de citocinas pró-inflamatórias. Segundo os professores do CCS, durante estada em Londrina, o pesquisador fará palestras e conferências, e também vai colaborar para a publicação de novos estudos do projeto. Hoje, Michael Maes acumula a produção de mais de 600 artigos científicos em renomadas revistas internacionais de importantes centros de pesquisas ao redor do mundo. Só a parceria acadêmica e científica com os professores do CCS rendeu a publicação de 30 artigos científicos sobre os estudos desenvolvidos no Hospital Universitário (HU). 

O pesquisador Michael Maes também ressalta a importância da parceria da UEL com a Deakin University. Segundo ele, a iniciativa representa uma evolução significativa dentro dos estudos das áreas de psiquiatria, neurologia, psicologia, com foco na depressão como doença inflamatória. "A UEL é única que investe na pesquisa com base na interação de diferentes áreas. No caso, a inflamação é estudada na Instituição a partir de diferentes patologias, mas usando os mesmos biomarcadores", aponta Maes.

A parceria do pesquisador com a UEL foi possível devido a recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em função da vinda à UEL, Maes também já esteve na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Voltar

Ano letivo começa e 14 mil estudantes voltam às aulas

TIAGO JUNGO - *Estagiário do curso de Jornalismo, na COM

Com a suspensão da greve dos técnico-administrativos no dia 12, dos docentes no dia 18 e dos estudantes em 19 deste mês, o semestre letivo começou na segunda-feira (23) para mais de 14 mil estudantes que movimentaram o Campus da UEL no retorno às aulas. Entre eles, mais de três mil são ingressantes. Devido à greve foi aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), na última sexta-feira (20), uma adequação no Calendário Acadêmico para atender aos 200 dias letivos (ver box).

Para marcar o início do ano letivo, a Prograd em parceria com os Colegiados dos cursos, está promovendo a "Recepção Cidadã e Solidária ao Estudante Ingressante", aos mais de três mil novos estudantes. Além de incentivar o "trote solidário", que virou uma tradição na Universidade, a ideia também é inserir os calouros nas ações solidárias e integrá-los à vida universitária.

Desde 2008, o trote violento é proibido na UEL, dessa forma a Universidade visa à recepção com base nos valores da ética, solidariedade social e da cultura da paz. Também pensando na interação dos estudantes e na pedagogia aplicada no decorrer do ano, os professores participaram da 2ª Semana Pedagógica realizada no mês passado. O foco também foi avaliar o perfil dos estudantes egressos e ingressantes.

AÇÕES - A Universidade investe na promoção de uma série de ações para coibir o trote violento. Já estão disponíveis no site da Prograd: www.uel.br/prograd e também há os canais para denúncias de casos de trotes violentos dentro do Campus Universitário. Um deles é o Disque-trote, pelos telefones (43) 3371-4483 e 3371-4363.

Também está à disposição da comunidade o telefone: 0800-400-4474, da Divisão de Segurança. Segundo o prefeito do Campus Universitário, Dari de Oliveira Toginho, os agentes de segurança da UEL vão acompanhar e informar os alunos no sentido de evitar situações de constrangimento. 

Os Colegiados dos cursos e Centros de Estudos também foram orientados a receber denúncias de trotes violentos. Conforme alerta a Prograd, casos de ocorrências de ações violentas praticadas fora do Campus Universitário podem ser denunciadas por estudantes e familiares junto às autoridades locais, como a Policia Militar, Guarda Municipal e o Juizado de Menores.

E para incentivar a adoção do chamado "trote solidário", a Prograd promove, anualmente, o "Prêmio Boas Práticas Solidárias", uma certificação para as atitudes de cunho solidário. Os interessados podem se inscrever na página da Prograd, www.uel.br/prograd.

Além disso, várias melhorias foram realizadas no Campus na última semana como, por exemplo, a roçagem da grama e a substituição de lâmpadas queimadas. A reforma do Restaurante Universitário (RU), uma reivindicação dos estudantes, está em andamento desde dezembro do ano passado. O RU ganhará mais 4 mil metros quadrados de área física, dobrando sua capacidade do atendimento, além de novos equipamentos para a cozinha e ampliação dos banheiros e passarela. Vale lembrar que no ano passado o RU serviu mais de 580 mil refeições. A UEL também oferece aos estudantes vários serviços em diferentes áreas (veja abaixo "Serviços oferecidos pela UEL").

Fique atento às novas datas do Calendário

Em reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) realizada na sexta-feira (20), foi aprovada uma adequação ao Calendário Acadêmico. As aulas tiveram início na segunda-feira (23) e vão até 31 de julho. O segundo semestre terá início em 13 de agosto prosseguindo até 22 de dezembro. Os estudantes retornam para os exames finais no período de 11 a 15 de janeiro.

Como as atividades foram interrompidas durante um mês, os Colegiados de Cursos deverão definir reposições pontuais para que todos os cursos completem 200 dias letivos de aulas, divididos em 18 semanas, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação. O CEPE também votou pela manutenção das férias entre o primeiro e segundo semestres, que serão de 1º a 12 de agosto.

O novo cronograma considerou ainda as formaturas que serão realizadas nos dias 21 de agosto e 18 de dezembro deste ano e de 17 a 20 de fevereiro de 2016. Já os exames do primeiro semestre serão realizados no período de 4 a 6 de agosto e de 11 a 15 de janeiro do ano que vem (do segundo semestre). A adequação do calendário aprovado pelo CEPE ainda contempla o Vestibular 2016, normalmente realizado nos meses de novembro e dezembro e ainda o Vestibular Indígena, que este ano será realizado na UEL.

Serviço

- Para demais informações, fotos das ações anteriores, cronograma e inscrição para o Prêmio Boas Práticas, podem ser conferidas através do site da Prograd, no endereço: www.uel.br/prograd.

- A UEL incentiva o trote cidadão e realiza a campanha "Recepção Cidadã e Solidária ao Estudante Ingressante 2015". Caso você se sinta constrangido, pode denunciar o trote violento pelos fones: 3371-4483, 3371-4363 ou 0800-400-4474.

Serviços oferecidos pela UEL
Os estudantes da Universidade contam com vários serviços na área de saúde, cultura, intercâmbios, estágios, atividades físicas, entre outros, que são oferecidos pela UEL gratuitamente ou com preços mais acessíveis.

Confira cada um deles.

Sistema de Bibliotecas
É composto por cinco unidades: Biblioteca Central (BC), Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), Biblioteca Setorial da Clínica Odontológica Universitária (BS/COU), Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ) e Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH). São responsáveis pelo acervo de materiais de informação, colocando-o à disposição de toda comunidade UEL. Contato: 3371-4336 ou http://www.uel.br/bc/portal para atendimentos online.

ARI
A Assessoria de Relações Universitárias (ARI) realiza convênios internacionais e intercâmbios para estudos no exterior, auxiliando na efetivação de acordos que contribuam para a formação de estudantes, professores e pesquisadores. A ARI fica no Campus ao lado das agências bancárias. Contato: 3371-4188 ou uelari@uel.br.

Central de Estágios e Intercâmbios
Este setor que fica na Pró-reitoria de Graduação (Prograd) é responsável pelo convênio de estágio entre a universidade e entidade. Também analisa e providencia as solicitações de mobilidade acadêmica e intercâmbios. Contato: 3371-4900 ou estagios@uel.br.

Farmácia Escola
Está localizada próxima à Sala de Conselhos Superiores da UEL, servindo de campo de estágio para estudantes do curso de Farmácia, além de comercializar medicamentos com preços mais acessíveis à comunidade universitária. Contato: 3371-5611 / 4998 ou farmaciaescola@uel.br.

Disque Gramática
Este projeto oferece suporte gratuito para falar, ler e escrever corretamente a língua portuguesa via consulta telefônica, e-mail ou pessoalmente, além de revisões de textos de até 30 páginas. Contato:3371-4619 ou disque-gramatica@uel.br.

Canal do Estudante/Ouvidoria
Canal vinculado à Ouvidoria Geral da UEL destinado a denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, críticas, elogios, dúvidas, orientações, informações, solicitações, reivindicações. Contato: 3371-5612 ou canaldoestudante@uel.br.

Viagens Acadêmicas
A Universidade oferece aos estudantes, em disciplinas práticas dos cursos de graduação, viagens acadêmicas curriculares em todo o território nacional para ampliar os conhecimentos. Em 2012 foi criado um fundo para cada Colegiado de Cursos, visando o apoio financeiro aos estudantes que participam de eventos científicos com apresentação de trabalhos.

Livraria da Eduel
Fica próxima à Biblioteca Central (BC) e pertence à Editora da Eduel. A livraria disponibiliza e comercializa publicações de editoras universitárias e comerciais. Atualmente, a livraria conta com mais de 11 mil títulos. Contato: 3371-4674 / 4032 ou livraria-uel@uel.br

NAFI
Se você gosta de praticar atividade física, o Programa de Atividade Física (NAFI), do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) oferece a prática de diferentes modalidades físicas em vários horários. Entre em contato pelo telefone 3371-4143 ou nafi@uel.br.

Laboratório de Línguas
É um órgão ligado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CCH) e oferece cursos de línguas para a comunidade interna e externa da UEL, mediante o pagamento de uma taxa única. Os cursos disponibilizados são: Alemão, Espanhol (adulto e criança), Francês, Inglês (adulto e criança), Italiano, Japonês, Mandarim e Português para falantes de outras línguas. Contato: www.uel.br/cch/lablinguas ou labling@uel.br.

Núcleo de Acessibilidade (NAC)
É composto por uma equipe multidisciplinar que trabalha para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, metodológicas e atitudinais na UEL por meio de atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência (física, visual e auditiva), transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. Contato: 3371-4148 / 4703 ou nac@uel.br.

Bolsas de Pesquisa e Extensão
Estudantes de graduação da UEL podem participar de projetos de pesquisa e de extensão sob a orientação de professores. Os participantes têm direito a bolsas pesquisa ou extensão. Os interessados devem entrar em contato com as chefias do Departamento no qual seu curso está vinculado. Além disso, existem Bolsas de Iniciação Científica concedidas pelo CNPq, Fundação Araucária e pela própria UEL. Além da bolsa recebida, o estudante potencializa seu currículo.

Clínica Psicológica
Localizada no Centro de Ciências Biológicas (CCB) a Clínica é campo de estágio para estudantes do curso de Psicologia e também presta atendimento nas áreas de Psicologia em geral, Análise do Comportamento e Psicanálise, para a comunidade interna e externa da UEL para diferentes faixas etárias. Os interessados passam por uma triagem após a inscrição. Contato: 33714237 ou npclinica@uel.br.

Cine Com-Tour
Localizado no Shopping Com-tour, avenida Tiradentes, 1241, é um órgão da Casa de Cultura da UEL. Exibe filmes que fogem do circuito comercial e com preços mais acessíveis em comparação às demais salas de Londrina. Contato: 3347-8639.

Clínica Odontológica (COU)
Referência em atendimento odontológico em Londrina e região. A clínica também é campo de estágio e atividades acadêmicas para estudantes de graduação e pós-graduação na área de Odontologia. O Pronto Socorro Odontológico para Urgências e Emergências atende 24 horas, todos os dias. É preciso apresentar documento de identificação (RG ou similar) e cartão SUS. A COU fica na rua Hugo Cabral, 677, fone: 3371-6730.  

DASC
A Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC) fica no andar térreo do Ambulatório do Hospital de Clínicas e presta serviços primários em saúde para a comunidade universitária nas áreas de clínica médica, Ginecologia, Enfermagem e Odontologia, bem como plantões. Contato: 3371-5807 ou dasc@uel.br.

Projeto Rondon
Projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca por soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes em várias regiões do país, oferecendo experiência prática aos estudantes. O Projeto Rondon é gerenciado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Contato: 3371-4592.
Voltar

Estudantes conquistam 1º lugar na Campus Party


Três dos sete vencedores da Maratona de Negócios na categoria Inventores

MIRIAN PERES DA CRUZ

Sete estudantes do 3º ano do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina conquistaram o 1º lugar da Maratona de Negócios, na categoria "Makers" (Inventores), da Campus Party, realizada em fevereiro, na Expo São Paulo, na capital paulista. Eles venceram com a apresentação de um protótipo de cofre sem teclas, que pode ser aberto a partir da digitação de senha no teclado do celular.

Foi usado o mesmo sistema da telefonia, chamado de DTMF, que permite a abertura de travas e trancas pelo usuário usando o celular. A ideia surgiu durante as aulas da disciplina "Circuitos Elétricos", ministrada pelo professor Francisco Granzieira, do Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). Segundo ele, o grupo também apresentou o protótipo em vídeo. "Fiquei surpreso com o resultado. Os alunos usaram conteúdos de diferentes disciplinas na elaboração do protótipo final", acrescentou o professor.  

Segundo o estudante Tiago Guido Piai, com os resultados alcançados na disciplina, o grupo resolveu fazer a inscrição no concurso da Campus Party. "O cofre possui entrada para fone de ouvido, basta apenas digitar a senha, e em seguida, será emitido o som que indica a abertura do dispositivo", explica Tiago. O estudante conta ainda que, conforme as orientações do professor, o objetivo foi criar algo útil que pudesse ser implementado no cotidiano das pessoas.

Ao todo 200 inventos foram inscritos em cinco categorias, sendo que somente 115 foram selecionados, entre os quais o projeto dos jovens inventores do curso de Engenharia Elétrica da UEL. Só a edição deste ano da Campus Party, cujo tema foi empreendedorismo, reuniu mais de oito mil jovens aficionados por novas tecnologia. Os participantes vieram de 21 países e 27 estados brasileiros. O total de horas de atividades foi de 600 horas ininterruptas.

O grupo da UEL foi premiado com troféu, três aulas de treinamento sobre Marketing Digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), 20 horas de consultoria com o SEBRAE e ingressos para a próxima edição da Campus Party. Além dos estudantes Tiago, Pedro Klepa Tertuliano da Silva, Rafael Giacomini Moreira Jorge, que compareceram à Campus Party, também integram o grupo os estudantes Olair Ricardo Junior, Igor Itsuo Salvador Yoshihara, Lyncoln Roberto Rodrigues dos Santos, Rafael Giacomini Moreira Jorge e Rodrigo Torres.
Voltar

Fórum reforça intercâmbio e mobilidade acadêmica

Com a criação do Fórum Permanente de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica (FOPIM), a Universidade Estadual de Londrina reforça a política de internacionalização. A ideia é ampliar e fomentar os programas de intercâmbio e mobilidade acadêmica na graduação e pós-graduação. A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) será responsável pela manutenção do FOPIM.

O FOPIM vai reunir os colegiados de cursos de graduação e a pós-graduação. O desafio é discutir as perspectivas e ações para alavancar a internacionalização da UEL. Além da ARI, o FOPIM foi criado a partir da parceria da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG), do Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED), e os apoios do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB).

O foco também é o fortalecimento das ações dos Programas "Paraná Fala Inglês" e "Inglês Sem Fronteiras", bem como ampliar a oferta da disciplina de Língua Portuguesa aos estudantes estrangeiros. O diretor da ARI, professor Manuel Simões, defende que o fórum vai mudar o perfil da política de internacionalização da Universidade. "É a maneira de institucionalizar as ações junto à graduação e pós-graduação, e aumentar a visibilidade das pesquisas em nível internacional", salienta o professor. Para ele, a internacionalização da UEL é fundamental, pois a experiência no exterior é a chance do aluno complementar a formação acadêmica.

Hoje, segundo informações da ARI, a UEL mantém acordos internacionais de intercâmbio e cooperação acadêmica com 20 países, de várias regiões do mundo, entre elas América Latina, América do Norte e Europa. Mais informação sobre o FOPIM pelo e-mail uelari@uel.br, ou pelo telefone 3371-4188.

Atualmente, a UEL conta com 133 estudantes participando de programas de intercâmbios. São 95 pelo Programa Ciência sem Fronteiras, 12 pelo Programa Licenciaturas Internacionais (5 na França e 7 em Portugal) e 26 por Convênios diretos entre as instituições para diversos países como Espanha, Portugal, EUA, França e Itália.
Voltar

Acontece

Estudos da Imagem
Será realizado em maio o V Encontro Nacional dos Estudos da Imagem/II Encontro Internacional dos Estudos da Imagem. São 12 eixos temáticos que abrangem os mais diferentes aspectos da cultura humana, como arte, corpo, educação, patrimônio, política e religião. A programação prevê ainda palestras e conferências com convidados de outras instituições, que vão falar de cinema, fotografia e novas mídias visuais. Os eventos terão início no dia 19 de maio e irão até 22. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até 19 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site do Eneimagem, onde também podem ser feitas as inscrições: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2015/. Os Encontros são promovidos pelo LEDI - Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem, ligado do Departamento de História. As inscrições podem ser feitas até dia 30 deste mês.

7ª Edição do CONFEP
Estão abertas as inscrições para a sétima edição do CONFEP (Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar), que será realizado de 12 a 15 de maio, no Centro de Educação Física e Esportes da UEL. Paralelamente, será realizado o 2o. Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. As inscrições poderão ser feitas pela internet, até 25 de abril, pelo endereço: www.conpef.com.br. As inscrições serão reabertas no dia 1º de maio e deverão ser feitas na Secretaria do Departamento de Estudos do Movimento Humano, no CEFE, no período da manhã (das 9 às 11h30) ou tarde (14h30 às 17h30). Ou ainda, no dia da abertura na Secretaria do evento. Para os autores de trabalhos, a inscrição no evento será obrigatória até dia 27 de abril. Mais informações, incluindo as normas para envio de trabalhos, podem ser obtidas no site do evento.

Língua Japonesa
Foram reabertas as inscrições para o Curso de Língua e Cultura Japonesa que será oferecido pelo Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) da UEL neste semestre. A data do início das aulas ainda não foi definida. O curso dirige-se a alunos de diferentes níveis e terá turmas nos três turnos, a escolher, com aulas duas vezes por semana. Interessados precisam comparecer pessoalmente ao NECJ, no Campus Universitário, em frente ao Centro de Ciências Exatas, para fazer a inscrição, que custa R$ 10,00. O investimento é de três parcelas de R$ 90,00 por semestre (comunidade interna) e três parcelas de R$ 100,00 (comunidade externa). Informações pelo telefone (43) 3371-4189 ou 3371-5898, em horário comercial.

Reunião sobre Extensão
Será realizada na próxima quarta-feira (1º) uma reunião de Pró-reitores de Extensão do Paraná com a presença dos pró-reitores das IEES paranaenses, que ocorre no prédio do PDE, com abertura às 9 horas. Estarão presentes os pró-reitores da UEM, professora Itana Maria Gimenes; da UENP, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo; da UEPG, Marilisa do Rocio Oliveira; da Unioeste, Remi Schorn; da Unespar, Aurélio Bona Junior e da UEL, professor Sérgio de Mello Arruda.

SULPET 2015
Será realizado em abril o XVIII Encontro dos grupos PET da Região Sul "SULPET 2015: Transformação pela renovação do conhecimento", evento que está na sua 18ª edição e que tem o objetivo de congregar grupos tutorias do Sul do país para intercâmbio de informações sobre formação acadêmica científico. O encontro vai ocorrer de 18 a 21 de abril, no auditório Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A palestra de abertura será com a jornalista Sônia Bridi, correspondente internacional da Rede Globo de Televisão. A iniciativa do encontro é da UEL, juntamente com os PET"s Educação, Física, Geografia, Matemática e Zootecnia, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PET Alimentos). O Programa de Educação Tutorial (PET) foi implantado pela Capes em 1979, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino de graduação em todo o país. Mais informações no endereço http://www.uel.br/eventos/sulpet2015, ou pelo telefone (43) 3371-4856, ou no e-mail: sulpet2015@uel.br.
Voltar

Manual alerta sobre a prevenção da úlcera por pressão


Rita Domansky: "A incidência deste problema no Brasil é de, pelo menos, 30%"

MIRIAN PERES DA CRUZ

A palavra é prevenção quando o assunto é úlcera por pressão (UP), as chamadas lesões de pele, mais comuns em pacientes acamados. É o que defende o "Manual para Prevenção de lesões de pele ? Recomendações baseadas em evidências", organizado pela enfermeira Rita Domansky, da Divisão de Educação e Treinamento do Hospital Universitário (HU) e Eline Lima Borges, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de outros oito autores. A úlcera por pressão é o surgimento de lesões na pele (feridas), resultado da pressão repetitiva, por fricção, uso prolongado de adesivos médicos, dermatites associadas à umidade, além das úlceras por pressão "não clássicas", relacionadas ao uso de dispositivos médicos, como sondas, catéteres e drenos.

O foco principal das organizadoras do manual é colocar à disposição dos profissionais de saúde as melhores evidências no que diz respeito ao desenvolvimento de lesões de pele. A ideia é o investimento na melhoria da prática clínica e da prevenção. O fato é que o material se posiciona como fonte de pesquisa e informação, com base em evidências, avaliações, além do passo a passo de procedimentos, úteis para facilitar as práticas clínicas. Conforme aponta a enfermeira Rita Domansky, além de promover a disseminação do conhecimento sobre prevenção de UP, de maneira ilustrativa e didática, o objetivo da obra é ampliar o debate acerca da prevenção do problema nas instituições hospitalares do país.

Ela defende inclusive a adoção de estratégias eficazes de prevenção, enquanto ferramentas fundamentais para gerenciamento do cuidado de pacientes sob o risco de desenvolver lesões. Rita observa que as pessoas estão apenas preocupadas em tratar as lesões, ao invés de investir na prevenção. ?As lesões podem ser prevenidas. Por isso, o paciente não precisa entrar no hospital e sair com uma delas. São necessárias medidas de prevenção adequadas para cada tipo de exposição ao desenvolvimento da úlcera por pressão?, alerta Rita Domansky?, diz. A ideia do manual nasceu durante a realização do Congresso Internacional sobre Prevenção de Pele (Interpele) em 2011.

DOENÇAS - Rita Domansky, que é doutora em Enfermagem pela USP, esclarece que a lesão também pode ser resultado da complicação de determinada doença, como é o caso do diabetes e doenças vasculares. "Foram coletadas pesquisas feitas nos últimos anos sobre o assunto no mundo, embora ainda se pesquise pouco sobre o problema", constata. O "Manual para Prevenção de lesões de pele - Recomendações baseadas em evidências" alerta sobre a necessidade da adoção de ações no sentido de prevenir quatro tipos de lesões. Afinal, é um conjunto de fatores que contribuem para o aparecimento da lesão especialmente em pacientes acamados. No caso, o tipo de medicamento usado pelo paciente, falta de mobilidade, umidade excessiva na pele, falta de higiene adequada. Há também as lesões associadas à umidade, uso de adesivos ou dispositivos médicos, além das lesões por fricção.

A enfermeira acrescenta ainda que a prevenção da lesão por pressão integra as medidas de segurança necessárias ao paciente, sendo que a incidência do problema no Brasil é de pelo menos 30%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) implantou em 2004 os seis pilares de segurança do paciente, entre eles está o investimento em prevenção da úlcera por pressão, considerada apenas uma desse tipo de lesão. Neste mesmo sentido, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a portaria nº 529, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente. A ideia é a qualificação dos cuidados em saúde em todas as instituições hospitalares do país, visando a promoção da saúde dos pacientes.

Outra preocupação das pesquisadoras é formação contínua do profissional da saúde quando o assunto é a prevenção da úlcera por pressão. Dessa forma, algumas recomendações são úteis para identificar os fatores de risco que levam ao desenvolvimento das lesões e feridas. Entre eles, identificar indivíduos com risco de desenvolver a lesão por fricção, inspecionar regularmente a pele deles, em especial pessoas com história prévia de lesão.
Voltar

EDUEL

PRATELEIRA

Construções Discursivas de Identidades Educacionais
Editora: Eduel
preço: R$ 60,00

Lançado pela Eduel e organizado por Simone Reis, Alcione Gonçalves e Juliana Orsini da Silva, este livro reúne estudos que se concentram na investigação da identidade de estudantes e professores de língua inglesa. As definições de identidades são apresentadas nos diversos capítulos que compõem esta obra destacam o seu caráter social, relacional, mutável, multifacetado, instável, fragmentado e fluído. Ao articular questões identitárias e discursivas, a coletânea traz uma contribuição à Lingüística Aplicada, especialmente aos estudiosos interessados na identidade de professores de línguas tanto em processo de formação inicial como continuada. 

O Desafio e o Fardo do Tempo Histórico
Editora: Boitempo
Preço: R$ 75,00.

O pensamento criador do autor Istávan Mészáros move-se com desenvoltura entre economia política, teoria social e filosofia para indicar estratégias para a ruptura com o neoliberalismo. Enfrenta com determinação os desafios e as dificuldades para a superação da vida regulada pelo capital, em busca de uma existência humana verdadeira e fundada na igualdade substantiva. O autor desmistifica o mito da democracia representativa e sustenta que a sociedade só pode se transformar por meio da luta de classes; que o capital é irreformável, incontrolável e incorrigível - pela sua própria natureza como totalidade sistêmica - e que passar, portanto, da defensiva à ofensiva é uma exigência do nosso tempo.

Oitenta vezes Londrina
Editora: Kaneditora
Preço: R$ 49,00.

Com subtítulo "Cotidiano, História e Trajetórias de vida", o livro "Oitenta vezes Londrina", do jornalista londrinense Tony Hara, foi lançado em comemoração aos 80 anos de Londrina. A pesquisa foi dividida em duas frentes. De um lado a pesquisa bibliográfica. A Londrina de papel, impressa em livros, artigos acadêmicos, teses e jornais. E de outro, a escuta atenta e acolhedora da jornalista Patrícia Zanin, da Rádio UEL FM, que saiu a campo para coletar histórias de vida. Quarenta e quatro pessoas foram entrevistadas, mais de 60 horas de gravação nessa jornada pelas memórias individuais. O jornalista-historiador Tony Hara observa uma Londrina partida, povoada por uma pluralidade de conflitos que espelha o cotidiano da cidade.

Promoção

A Eduel está com uma promoção especial de 45% para alguns títulos nas áreas de Política e História publicados por editoras universitárias.
Os livros encontram-se expostos em uma bancada na entrada da livraria.

Estes e outros títulos podem ser adquiridos na Livraria EDUEL.
Mais informações, pelo telefone 3371-4691. Ou pelo e-mail - livraria-uel@uel.br

Voltar  

EXPEDIENTE


Publicação semanal da Universidade Estadual de Londrina
Reitora: Profª Drª Berenice Quinzani Jordão
Vice-Reitor: Prof. Dr. Ludoviko Carnasciali dos Santos
Editado pela Coordenadoria de Comunicação Social - COM
Coordenadora da COM: Ligia Barroso
Editor: Celso Mattos
Fotógrafos: Gilberto Abelha; Daniel Procópio e Beatriz Botelho
Jornalista Diagramador: Moacir Ferri - (MTb-3277 PR)
Jornalista Diagramador e Editor eletrônico: Nadir Chaiben (MTb 3521-PR)
Endereço: UEL - Campus Universitário - Caixa Postal 6001 - CEP 86051-990 - Londrina - Paraná - Página na Internet: www.uel.br
COM: Fone (43) 3371-4361 - 3371-4115 - Fax 3328-4593 (redação)
Endereço Eletrônico: noticia@uel.br

Voltar




rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br