Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

06/03/2015

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (6-3-2015 - Sexta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Professores da UEL decidem manter paralisação

Assembleia realizada ontem de manhã confirmou a manutenção da greve dos professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Sinival Osório Pitanguari, membro da diretoria do Sindiprol/Aduel, condicionou a continuação do movimento à insistência do governador Beto Richa (PSDB) em fazer alterações na previdência dos servidores estaduais. Ele apontou também a intenção da categoria de reabrir negociações com o governo. Entre outras coisas, os professores querem o pagamento imediato do 1/3 de férias, a nomeação de servidores aprovados em concurso e a rejeição de um decreto assinado por Richa estabelecendo uma comissão de reitores para analisar a autonomia das universidades estaduais. (Equipe Bonde)

Palhaçaria

Tem "Palhaçaria" no Clubinho do Londrina Norte Shopping neste sábado, dia 7 de março. O grupo CLAC (Centro Londrinense de Artes Circenses) vai dar o tom da alegria na já tradicional atração das tardes de sábado, com apresentação de teatro infantil. Véspera do Dia Internacional da Mulher, o sábado no Londrina Norte terá atração também para as mamães. Além da garotada se divertir com o CLAC, ao lado da praça de eventos, o grupo multiprofissional de saúde da mulher da UEL vai dar orientações e dicas sobre qualidade de vida para o público feminino. É o projeto "Atitude Mulher", que será realizado, gratuitamente, durante todo o dia, das 10h às 22h, na entrada principal do shopping.

www.jornaldelondrina.com.br

Apesar de decisão judicial pelo retorno das aulas, greve continua em Londrina

APP diz que se responsabiliza por qualquer multa e contestação judicial da medida e sugere que categoria resista à pressão

Após uma assembleia-geral que lotou o estádio da Vila Capanema na manhã de quarta (4) em Curitiba, educadores e funcionários da rede estadual de educação foram surpreendidos por uma decisão da Justiça que determinou o retorno imediato às salas de aula sob pena de multa diária de R$ 20 mil. Mesmo assim, A APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública) afirma que os diretores dos colégios estaduais de Londrina e região não devem se sentir pressionados em retomar com as aulas.

Na tarde desta quinta (5), a recomendação de não voltar foi transmitida para mais de 50 diretores, entre as 80 escolas da cidade, reunidos na sede da APP. Em Londrina, 11 mil professores estão de braços cruzados.

Segundo Márcio André Ribeiro, presidente APP em Londrina, vários diretores já receberam circulares internas e ofícios da Secretaria de Estado da Educação (Seed) orientando o retorno imediato às aulas. "A APP se responsabiliza por qualquer multa e pela contestação jurídica dessa decisão. Os diretores não precisam ficar preocupados", afirmou.

Diferente de Curitiba - onde uma única escola estadual chegou a abrir, "furando" a greve - o presidente da entidade não acredita que haverá escolas abertas nesta sexta-feira (6) em Londrina.

De acordo com Ribeiro, "falta pouco" para governo do Paraná e a categoria entrarem em acordo definitivo. "No entanto, as negociações foram encerradas sem resolvermos a totalidade das discussões", explica.

A liminar do desembargador Luiz Mateus de Lima respondeu ao pedido feito pelo governo do Paraná para que a greve iniciada no dia 9 de fevereiro fosse declarada abusiva. ?Judicializar não é o caminho. Temos que voltar a negociar porque ainda faltam pontos importantes que não podem ser simplesmente excluídos?, considera Ribeiro.

UEL segue em greve

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), os professores da instituição também optaram pela continuação da greve "por tempo indeterminado". A decisão foi tomada em uma assembleia realizada no Centro de Ciências Humanas (CCH), na manhã desta quinta-feira (5).

Segundo o presidente do Sindiprol/Aduel, a decisão judicial determinando a volta dos professores na rede, embora sem relação direta com a UEL, foi considerada ilegal pela categoria: ?Só gerou uma indignação maior ainda. Ninguém vai voltar nesse clima?, garantiu Renato Lima Barbosa.

A reportagem tentou contato com a chefe do Núcleo Regional de Ensino (NRE), Lúcia Cortês, mas ela não foi localizada.

Marcelo Frazão

HU procura por família de paciente

O Hospital Universitário de Londrina procura por familiares de um paciente com identificação ignorada, vítima de traumatismo crânio-encefálico grave, que está internado no hospital desde a manhã do dia 2 de março. De acordo com a Divisão de Serviço Social, o paciente foi encontrado próximo ao viaduto da Avenida Dez de Dezembro, esquina com a Rua Bolívia, e trazido pelo Samu. Ele aparenta ter entre 30 e 40 anos, é moreno, estatura mediana. Quem tiver informações sobre a identidade do paciente ou dos familiares pode entrar em contato com a Divisão de Serviço Social, das 8 às 17 horas pelo telefone 3371-2303 ou com o Setor de Internação 24 horas, telefone 3371-2276.