Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

02/03/2015

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (28-2-2015 - Sábado)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Servidores da UEL pedem investigação de Richa

Servidores e professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) prometem protocolar, na próxima semana, uma representação contra o governador Beto Richa (PSDB). Eles pedem a abertura de uma investigação por ato de improbidade administrativa pela ausência de pagamento do 1/3 de férias aos funcionários que teriam direito ao benefício em janeiro e fevereiro.

O assessor jurídico da Assuel Sindicato, Vinicius Carvalho Fernandes, explicou que o documento foi elaborado em parceria com o Sindiprol/Aduel, que representa os professores da universidade. "Elaboramos em conjunto coletando assinaturas de representantes dos dois sindicatos, de alguns professores e servidores. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina, Artur Piancastelli, que é assessor jurídico do Sindiprol/Aduel, também deve assinar o documento", destacou Fernandes. A representação será levada a Curitiba para solicitar a abertura de um inquérito.

O presidente da Assuel Sindicato, Marcelo Seabra, destacou que as negociações com o Governo do Estado avançaram, mas os pagamentos ainda não se concretizaram. "Ele se apropriou do dinheiro dos servidores. Ao final da greve, também pretendemos elaborar uma ação por danos morais e materiais contra o Beto Richa pelos prejuízos causados aos servidores. Alguns chegaram a fazer empréstimo para viajar", afirmou. Na segunda-feira, uma nova assembleia com os servidores da UEL será realizada no Hospital Universitário a partir das 13 horas. O objetivo é apenas reafirmar a continuidade da greve. Servidores e professores aguardam o agendamento de uma nova reunião com representantes do governo.

O Governo do Estado, por meio da assessoria de imprensa, informou que, sem notificação judicial, não iria se pronunciar sobre a representação planejada pelos professores e servidores da UEL. Mas a assessoria apontou que, em reunião realizada nesta semana, a administração estadual se comprometeu a pagar o 1/3 de férias dos professores e agentes universitários em parcela única em março. (Colaborou Fábio Galão)

Viviani Costa - Reportagem Local