Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
25/02/2015  

Entidades são informadas sobre reunião com o Governador posssui-foto

Agência UEL

Participaram da reunião representantes da Aduel, Assuel e Diretório Central dos Estudantes

A reitora Berenice Jordão também se reuniu na tarde desta quarta-feira (25) com os representantes dos sindicados dos professores (Sindiprol/Aduel) e dos agentes universitários (Assuel), e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEL. O encontro serviu para repassar as informações do encontro realizado na terça-feira com o governador Beto Richa, em Curitiba, e os reitores das sete Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES).

Ela enumerou todos os pontos abordados e discutidos na reunião, como o repasse da verba de custeio, autonomia universitária, nomeação imediata de professores e técnico-administrativos, cujos processos já tramitaram e estejam autorizados em todas as instâncias do governo, a retirada da proposta de inclusão das IEES no sistema Meta 4, a revisão da utilização do Fundo ParanáPrevidência e a garantia do pagamento do terço de férias de todos os servidores da Educação no mês de março. 

Sobre a autonomia universitária, importante e polêmico ponto incluído pelo governo no recente pacote de medidas, a reitora da UEL disse que o decreto assinado na última terça-feira pelo governador, e já publicado no Diário Oficial do Paraná nesta quarta-feira, assegura a criação de um grupo de trabalho para que haja uma ampla e necessária discussão, que subsidiará a formatação conjunta de um projeto. Formado por um membro da SETI, secretaria que coordenará os trabalhos, sindicatos, professores e servidores das sete universidades, este grupo terá 120 dias para trabalhar. Em razão da ausência no decreto de um representante da comunidade estudantil, o representante do DCE da UEL, Breno Castelo Branco, defendeu a representatividade e participação de estudantes no GT, já que o tema autonomia universitária é uma das pautas de discussão e estudos do diretório londrinense.

Na reunião com a reitora, os servidores da UEL também questionaram a aplicação de todas as medidas afirmadas pelo governado. Para o professor Sinival Ozório Pitaguari, do Sindiprol, o movimento de greve está unificado entre todos os sindicatos e as IEES, e que caso as medidas apontadas pelo governo não sejam implantadas, há disposição e força para continuar a greve. "Não é uma luta pelo salário, mas pelo funcionamento de toda a universidade", afirmou.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br