Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

25/02/2015

Reitora da UEL avalia encontro com governador Beto Richa posssui-foto

À imprensa, Berenice Jordão comentou que o governador assumiu pessoalmente os compromissos

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, fez nesta quarta-feira (25) uma avaliação detalhada sobre o encontro mantido pelos reitores das sete universidades estaduais com o governador Beto Richa, na tarde de ontem (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, quando foram assegurados a liberação de parte do custeio das instituições para este primeiro trimestre; a criação de um grupo de trabalho para o projeto de autonomia universitária; a nomeação imediata de 32 servidores docentes e agentes universitários para a UEL; e o pagamento em única parcela, no salário de março, do terço de férias de todos os servidores da Educação. O relato foi feito em reuniões específicas com os Diretores de Centros e com membros das entidades sindicais das três categorias da Comunidade Universitária: Sindiprol, Assuel e DCE. A reitora também esclareceu os pontos discutidos com o governador com a imprensa local.

Aos jornalistas, Berenice Jordão disse que o governador assumiu pessoalmente o compromisso de repassar imediatamente recursos de custeio para atender necessidades mínimas de todas as Universidades para o primeiro trimestre do ano. No último dia 13, o secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, afirmou que não haveria repasse de custeio do orçamento previsto para 2015, o que poderia inviabilizar os projetos e atividades, tanto acadêmicas como administrativas, impossibilitando inclusive, o início do ano letivo.

Segundo a reitora, a UEL já encaminhou nesta quarta-feira, a planilha de custeio do trimestre, solicitando a liberação de repasse de cerca de R$ 2 milhões para cobrir as despesas imediatas como, por exemplo, o pagamento de bolsas de cerca de 1,2 mil estudantes, estagiários e menores aprendizes, para a renovação de contratos para a manutenção de softwares e de outros serviços de TI, aluguéis de imóveis, combustível, água, luz e telefone, além de recursos para a compra de material de limpeza, higiene e para a manutenção de salas de aulas e do espaço físico do campus. De acordo com Berenice Jordão, este pedido deverá ser analisado pelo governo, mas a expectativa é de que o repasse seja feito de forma imediata. A reitora explicou ainda que este volume de recursos não contempla o Hospital Universitário (HU), cujo custeio para a prestação dos serviços está vinculado à pasta da Saúde.

Recursos Humanos

Outro ponto importante da reunião com os reitores, foi a deliberação do governador para a nomeação imediata de 32 servidores para a UEL, sendo 28 agentes universitários e quatro professores. Estes processos se encontram no gabinete do governador aguardando exclusivamente a nomeação do chefe do executivo.

Hoje a UEL tem um total de 213 pessoas aprovadas em concurso aguardando o resultado final do processo, que tramita em quatro secretarias antes da nomeação propriamente dita, após a realização do processo de seleção. Ao todo são 94 professores e 119 agentes universitários aguardando a tramitação final.

Quanto ao 1/3 de férias em atraso, o governador comunicou que o pagamento será feito nos vencimentos de março, e em cota única.

Diretores dos Centros conheceram, detalhadamente, o conteúdo da reunião dos reitores com o governador

Autonomia

O governador Beto Richa comunicou aos reitores durante a reunião desta terça que o projeto de autonomia universitária, que havia sido enviado no início do mês para votação na Assembléia Legislativa, foi retirado de pauta. O governador assinou ainda ontem o Decreto 546/2015, que institui um Grupo de Trabalho formado pelos sete reitores, representantes do governo e das categorias de professores e agentes universitários, para formatar, após ampla discussão, uma proposta de autonomia universitária. Este grupo terá, a princípio, 120 dias para entregar o texto final.

Beto Richa comunicou ainda que as Instituições de Ensino Superior estão fora do Sistema RH Paraná - META 4. A exclusão era uma reivindicação das entidades sindicais, conforme deliberação das assembleias. Outro ponto atendido diz respeito ao percentual repassado aos programas de Ciência & Tecnologia. Segundo a reitora, o governador concordou em adiar a mudança deste item para estudar melhor a questão. Ele acenou que pretende mobilizar a bancada federal do Paraná para que a União invista mais em projetos da área, ampliando o volume de investimento do Governo Federal nas Universidades Estaduais.

Com relação à ParanáPrevidência, um dos pontos mais criticados pelas entidades sindicais do pacote de leis enviado pelo governo para votação, a reitora da UEL esclareceu que o governo retirou o projeto original para formatar um outro. O texto deste substitutivo deverá ser feito a partir do trabalho conjunto de técnicos do governo estadual, com representantes do Ministério Público. O teor do novo texto deverá ser submetido a debate.

Além dos sete reitores das Universidades Estaduais, participaram do encontro com o governador Beto Richa o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes; o secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, além de diretores e assessores da SETI.