Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

16/12/2014

Tecpar busca proteção para inovação e conhecimento

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) depositou três novos pedidos de registro de marcas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os novos ativos intangíveis com pedido de proteção são o Tecpar Inovação, Tecpar Educação e Tecpar Conhecimento. Além do depósito desses três pedidos, o Tecpar está processando o pedido de registro de um software de Engenharia de Sistemas Inteligentes e de um pedido de patente do novo processo de produção da vacina antirrábica. Os novos pedidos se somam a outros 40 já solicitados para registro de marca, além de outros 14 de patente.

Os pedidos foram feitos com recursos de um projeto da Fundação Araucária de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), explica o gerente da Agência Tecpar de Inovação, Marcus Julius Zanon. Segundo ele, como centro de pesquisas, o Tecpar gera ativos intangíveis que precisam de proteção, pois valem mais que bens físicos.

O Tecpar Inovação é a área do Tecpar que desenvolve as atividades de prospecção e inteligência tecnológica. Nela são realizadas todas as funções e tarefas relativas à gestão da propriedade intelectual dos produtos, desde o projeto a sua elaboração. A unidade é ainda a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (Nitpar), que é a responsável por um catálogo que reúne todas as patentes dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Paraná.

Já o Tecpar Educação é a divisão de educação do instituto, que oferece uma plataforma de ensino a distância para o público interno e externo, com conteúdo que atende a espaços não cobertos pelo ensino formal, com capacitações profissionais voltada a demandas específicas por qualificação identificadas em empresas, instituições públicas e no mercado em geral. O primeiro curso externo foi lançado em novembro, com o tema Planejamento Estratégico.

O Tecpar Conhecimento, por sua vez, é a unidade de negócios que congrega todo o conhecimento gerado na instituição. O pedido de registro de marca inclui a proteção de documentos que trazem informações sobre os produtos e processos do instituto.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Tecpar.