Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
16/12/2014  

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (16-12-2014 - Terça-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

Agência UEL

www.folhadelondrina.com.br

NO TOM - Um show de harmonia

Osuel, Alessandro Sangiorgi, Nelson Ayres e Mônica Salmaso fizeram um concerto em perfeita sintonia, encantando a plateia

Sabe aqueles shows que você não quer que acabem? Que a harmonia toma conta do palco e a plateia não se cansa de aplaudir? Foi assim o encontro entre os músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), o maestro italiano Alessandro Sangiorgi, o maestro e pianista Nelson Ayres, e a cantora Mônica Salmaso na última terça-feira no Teatro Marista de Londrina, uma promoção da Casa de Cultura da UEL, Projeto 80x Londrina e Sobe Som Cultura e Eventos.

A noite era de muitas comemorações. O teatro estava cheio e o público sabia que o concerto era comemorativo, brindávamos os 80 anos de Londrina, os 30 anos da Osuel e o lançamento do livro "80 Vezes Londrina ? Cotidiano, Histórias e Trajetórias de Vida", do jornalista e historiador Tony Hara. E no meio do espetáculo, Mônica Salmaso não aguentou: confidenciou ao público que o maestro Sangiorgi também estava completando nova idade e puxou o "Parabéns a Você", mais do que apropriado ao momento.

Os músicos da Osuel abriram o concerto com o Hino a Londrina e, em seguida, nos presentearam com músicas de dois grandes compositores brasileiros: Mozart Camargo Guarnieri e Heitor Villa-Lobos. Uma incrível suíte musical, que permeou por vários ritmos, do clássico ao baião, passando pela valsa e até por cirandas, como "Nesta Rua, Nesta Rua" e "Passa, Passa Gavião", que de forma deliciosa e inevitável nos fizeram relembrar os bons tempos de nossa infância.

Nelson Ayres subiu ao palco e solou no piano sua linda composição "Perto do Coração", que como o próprio nome diz nos "tocou profundamente", de uma forma suave, fechando a primeira parte do concerto, estritamente instrumental.

A cantora Mônica Salmaso - atração mais esperada da noite - foi a última a subir no palco. Recebida com muito entusiasmo pelo público, músicos da orquestra e maestros Ayres e Sangiorgi, ela soltou sua voz marcante e, ao mesmo tempo, suave e afinadíssima, numa interpretação primorosa de "Melodia Sentimental", de Heitor Villa-Lobos & Dora Vasconcelos. E prosseguiu na noite encantando a todos com grandes clássicos da MPB. De Edu Lobo e Chico Buarque, as lindas canções "Anos Dourados", "A História de Lily Braun" e "O Circo Místico". Com ar de brincalhona, Mônica entoou "Ciranda da Bailarina", de Heitor Villa-Lobos, provocando risos na plateia. A alegria também transbordou quando cantou sambas, como "Camisa Amarela", de Ary Barroso e "Tim Tim Por Tim Tim", de Haroldo Barbosa & Geraldo Jacques. Todas as canções que interpretou têm arranjos de Nelson Ayres, um de seus grandes parceiros musicais há anos. Dele também interpretou lindamente a canção "Noite". Para finalizar a noite de festa, os músicos da orquestra, Mônica e Ayres tocaram "É Luxo Só", de Ary Barroso & Luiz Peixoto.

Antes e depois do bis, aplausos solenes aos mestres que acalentaram a nossa alma com tanta maestria e leveza sonora, daquelas que tem o poder de arrepiar e arrancar lágrimas, só que de alegria por estar ali vivenciando aquele momento. Só nos resta agradecer a estes artistas que bravamente fazem do nosso País um dos mais ricos celeiros de talentos musicais.

Marilayde Costa - Reportagem Local

GLP a granel tem reajuste de até 18% no Paraná

Os revendedores de gás liquefeito de petróleo (GLP) de Londrina começaram a receber ontem o produto com reajuste médio de preço de 15%, mas que pode chegar a 18%. A Petrobras anunciou o aumento nas refinarias na última sexta-feira e a vigência a partir do último sábado, somente para o combustível de uso comercial, industrial ou granel, comum também em condomínios residenciais.

De acordo com a estatal, os botijões de 13 kg, conhecidos como P-13 kg ou gás de cozinha, continuam com o mesmo valor desde 2002 (só tiveram reajuste da inflação nas revendas). O segmento corresponde a aproximadamente 75% de todo o consumo nacional de GLP e interfere na composição da inflação, por fazer parte das despesas familiares.

No entanto, a alta do produto envasado P-20 kg, P-45 kg e granel pode interferir no custo da alimentação fora de casa e de produtos industriais. Os segmentos respondem pelos 25% restantes do consumo nacional.

Em nota, o presidente da Associação Brasileira dos Revendedores de GLP (Asmirg-BR), Alexandre Borjaili, afirmou que mesmo com os preços internacionais do gás em queda desde setembro, foi autorizado o reajuste de 15% para o Rio de Janeiro e de 18% para São Paulo.

Na refinaria de Araucária, no Paraná, um revendedor ouvido pela FOLHA disse que recebeu o produto com alta que chegaria a 18%. A coordenadoria de imprensa da Petrobras não confirmou o percentual e informou que a companhia divulgou apenas o aumento médio, que muda segundo questões específicas e comerciais de cada estado.

Borjaili lamentou a alta. "Como em nosso setor a colocação de dois pesos e duas medidas são aplicados de forma corriqueira, os consumidores que moram em prédios (condomínios) que precisam utilizar do P-45 kg serão penalizadas com este novo aumento", disse, na nota.

Para o chefe do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Renato Pianowski, não era surpresa que a Petrobras precisava reajustar todos os derivados de petróleo para fazer caixa. "Fico surpreso só por ter sido feito na calada da noite, como esse governo disse que nunca faria", afirma.

O economista lembra que o P-13 kg acaba subsidiado pelos consumidores de produtos em vasilhames maiores. "Quem compra botijão para o restaurante vai repassar custos e quem mora em edifício terá impacto no custo do condomínio e vai frear o consumo para compensar", diz. "Mas não há milagre: a Petrobras está em uma situação terrível e precisa do reajuste de preços", completa.

Fábio Galiotto - Reportagem Local

www.jornaldelondrina.com.br




rodapé da notícia


  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br