Londrina, Terça-Feira, 24 de Maio de 2022 -  Busca

02/12/2014

Estudante vence Paraná Criando Moda posssui-foto

Nayara Costa (ao centro) recebeu o prêmio na última quinta-feira, em Maringá

A estudante do 3º ano do curso de Design de Moda da UEL, Nayara Costa, conquistou o 1º lugar na 14ª edição do concurso "Paraná Criando Moda - Talentos da Moda Paranaense", que desafiou jovens talentos a criarem coleções baseadas no tema "Ceda à Seda". A premiação ocorreu na última quinta-feira (27), no parque do Japão, em Maringá. O trabalho da estudante intitulado "Moça Bicho. Bicho Seda" foi inspirado em uma lenda chinesa.

Segundo a fábula chinesa, o casulo do bicho da seda surgiu a partir do amor de um cavalo por uma moça, que vivia com os pais em Szechuan. Nayra criou peças com tons terrosos e detalhes confeccionados a partir de couro. A jovem também desenhou uma joia com o casulo da seda e a folha da amoreira.

As composições off-white mostram um olhar orgânico sobre a lenda, com detalhes que simbolizam a leveza da bela moça, além da força e movimento do cavalo. São misturas de materiais e diferentes gramaturas de seda, estampas suaves, tiras remetendo a pele esfolada do cavalo e formas amplas. O Sindicato Empresarial da Indústria do Vestuário (Sindvest) criou o Concurso Paraná Criando Moda - Talentos da Moda Paranaense que incentiva a participação de estudantes de moda, design e confecção do Estado. A edição deste ano contou com patrocínio da FIEP, SENAI e apoio do Sebrae.

Composição mostra um olhar sobre a lenda chinesa, que serviu de inspiração

Seda

A sericicultura paranaense é desenvolvida em 191 municípios. Dados da safra de 2012 informam que o Paraná conta com 2.240 famílias de sericicultores, que cultivam uma área de 5.750 hectares de amoreiras. Desta forma o Paraná detém 92% da produção nacional de casulos, atividade desenvolvida em pequenas propriedades rurais e predominância do trabalho familiar, A atividade representa uma alternativa para a melhoria da renda das famílias. A sericicultura ainda contribui para a redução do êxodo rural, pois gera um emprego para cada hectare plantado com amoreira, cujas folhas são o único alimento do bicho-da-seda.

(Com informações do Concurso Paraná Criando Moda)

13h35 24/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h36 23/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h04 20/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)