Londrina, Domingo, 15 de Dezembro de 2019 -  Busca

02/12/2014

Estudante vence Paraná Criando Moda posssui-foto

Nayara Costa (ao centro) recebeu o prêmio na última quinta-feira, em Maringá

A estudante do 3º ano do curso de Design de Moda da UEL, Nayara Costa, conquistou o 1º lugar na 14ª edição do concurso "Paraná Criando Moda - Talentos da Moda Paranaense", que desafiou jovens talentos a criarem coleções baseadas no tema "Ceda à Seda". A premiação ocorreu na última quinta-feira (27), no parque do Japão, em Maringá. O trabalho da estudante intitulado "Moça Bicho. Bicho Seda" foi inspirado em uma lenda chinesa.

Segundo a fábula chinesa, o casulo do bicho da seda surgiu a partir do amor de um cavalo por uma moça, que vivia com os pais em Szechuan. Nayra criou peças com tons terrosos e detalhes confeccionados a partir de couro. A jovem também desenhou uma joia com o casulo da seda e a folha da amoreira.

As composições off-white mostram um olhar orgânico sobre a lenda, com detalhes que simbolizam a leveza da bela moça, além da força e movimento do cavalo. São misturas de materiais e diferentes gramaturas de seda, estampas suaves, tiras remetendo a pele esfolada do cavalo e formas amplas. O Sindicato Empresarial da Indústria do Vestuário (Sindvest) criou o Concurso Paraná Criando Moda - Talentos da Moda Paranaense que incentiva a participação de estudantes de moda, design e confecção do Estado. A edição deste ano contou com patrocínio da FIEP, SENAI e apoio do Sebrae.

Composição mostra um olhar sobre a lenda chinesa, que serviu de inspiração

Seda

A sericicultura paranaense é desenvolvida em 191 municípios. Dados da safra de 2012 informam que o Paraná conta com 2.240 famílias de sericicultores, que cultivam uma área de 5.750 hectares de amoreiras. Desta forma o Paraná detém 92% da produção nacional de casulos, atividade desenvolvida em pequenas propriedades rurais e predominância do trabalho familiar, A atividade representa uma alternativa para a melhoria da renda das famílias. A sericicultura ainda contribui para a redução do êxodo rural, pois gera um emprego para cada hectare plantado com amoreira, cujas folhas são o único alimento do bicho-da-seda.

(Com informações do Concurso Paraná Criando Moda)

17h18 Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
  15h52 Quando se trata de solo, sempre há solução
  15h07 Sociedade civil discute projeto de Hub de Inovação da UEL
  16h34 Curso Pré-Vestibular da UEL abre inscrições no dia 8 de janeiro
  14h42 HU moderniza compras e consegue economia de RS 3 milhões em 2019
  08h02 Coletânea aborda propostas pedagógicas para formação de professores
  16h50 Novo projeto do Atletismo Londrina deverá envolver Rede Municipal de Ensino
  15h39 Índice Geral de Cursos coloca UEL entre as 21 melhores Universidades Públicas
  10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  14h22 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404