Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

28/11/2014

Série da UEL FM é premiada no RJ posssui-foto

Produzido por Patrícia Zanin, programa ouviu pacientes do Centro de Referência

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, a Rádio UEL FM (107,9 MHz ) apresenta uma a série "Deu positivo - mulheres vivendo com HIV" , produzida em 2013. A série recebeu menção honrosa na categoria Radiojornalismo (se classificando entre os três primeiros colocados) no prêmio DST-UFF, uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense, Associação Médica Fluminense, Associação de DST do Estado do Rio de Janeiro e Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. A série foi produzida pela jornalista Patricia Zanin.

Trechos da série serão veiculados nesta segunda-feira, dia 1º, às 15 horas, no "Modos de Vida - Comportamento e Cultura". O programa mostra relatos de mulheres que vivem com HIV e participam do grupo Mulheres Positivas, do Centro de Referência Bruno Piancastelli, de Londrina. O programa partiu de uma demanda das mulheres do Centro de Referência de Londrina. Elas pediram para a assistente social Sheslaine de Souza, da Secretaria Municipal de Saúde, fazer contato com a emissora: queriam contar sobre preconceito e discriminação.

Oito entrevistas foram gravadas em maio de 2013. Além do tema inicialmente proposto, as mulheres contaram suas histórias de vida, dificuldades, desejos e perspectivas. A escuta dos depoimentos antes da veiculação durou cerca de três meses. Segundo as coordenadoras do grupo (Sheslaine de Souza e a psicóloga Fernanda Ribeiro da Gama Leme), ouvir a própria história mexeu com as mulheres. Das oito entrevistadas, somente uma não conseguiu escutar a própria história, não veiculada no programa.

A maioria das entrevistadas contraiu o HIV dos companheiros. O Ministério da Saúde constata aumento dos casos entre as mulheres: em 1989, a cada seis homens infectados, havia uma mulher. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, há 1,7 caso de homem para 1 caso em mulher. A Unaids, agência da Organização das Nações Unidas para a Aids, contabiliza 35 milhões de pessoas no mundo vivendo com o vírus HIV. No Brasil, do início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Ministério da Saúde soma quase 657 mil casos registrados. Dados de 2013 indicam que Londrina tem 2.048 pessoas com Aids: 1388 homens e 660 mulheres.